terça-feira, 2 de julho de 2019

ENVOLVIMENTO DO ÓXIDO NÍTRICO NA METILAÇÃO DO DNA INDUZIDA PELO ESTRESSE: DEPRESSÃO

A exposição ao estresse induz um aumento dos níveis de óxido nítrico (NO) e glutamato (neurotransmissor excitatório e destruídor de neurônios), tanto o Ácido glutâmico e o GABA, são neurotransmissores, enquanto Ácido glutâmico é altamente excitatório, o outro tem um efeito inibidor. Sabemos que a vitamina B6 é necessária à transformação de ácido glutâmico em GABA, enquanto o Ácido glutâmico se transforma , no tecido nervoso, em glutamina, através da glutamina sintase. Esta enzima é extremamente sensível ao estresse oxidativo (aumento excessivo de Radicais Livres), provoca uma destruição da mesma, levando a um acúmulo exagerado de ácido glutâmico, que, por ser excitatório, provoca aumento da entrada de Cálcio2+ e morte neuronal)), em estruturas do cérebro de ratos, as quais estão relacionadas com o transtorno de depressão (DM) em humanos.
Ademias, o estresse está diretamente relacionado com o aumento da metilação do DNA, uma alteração epigenética repressiva, no hipocampo de animais.
Estudos demonstraram o efeito tipo antidepressivos clássicos dos inibidores da enzima óxido nítrico sintase (NOS) em animais submetidos ao estresse.
A conclusão demonstraram que tanto o estresse seja ele emocional quanto estresse oxidativo (Radicais Livres), quanto o desafio dos glicocorticoides, uso excessivo, alteram os receptores NMDA
e a L-arginina  são capazes de modular a expressão da enzima DNMT3b e a metilação de DNA no hipocampo (SNC).
O tratamento com inibidores da NOS reduzem os efeito do estresse (comportamental e molecular (Radicais Livres).
Em conjunto, os dados sugere que a liberação de glutamato e NO durante o estresse pode modular a expressão da enzima DNMT3b, levando ao aumento da metilação do DNA em genes relacionados com a resposta de adaptação ao estresse.
Essa é a primeira evidência de que o NO pode modular metilação do DNA induzida por estresse, seja ele qual for.
Prof.Dr.Alexandre Machado

Palavras do SENHOR:
A NOVA PÁSCOA: JESUS ATRAVESSA O MAR DA GALILEIA
Sabendo que a estrutura do Evangelho de João é pura Teologia, é teológico, ao contrário dos evangelhos sinóticos, que têm estrutura histórico-narrativa, qual é o objetivo das frases abaixo?
1)- ¨atravessou Jesus o Mar da galiléia¨9Jo6:1)
+ ¨então, subiu Jesus ao monte¨ Jo 6:1
¨Depois destas coisas¨, no alerta a considerar o contexto anterior como fundamento do texto que se segue. O capítulo anterior termina introduzindo a figura de Moisés. Então:
A)- Jo5:45-47  X Êxodo 14:25  X Jo 6:1
Enquanto todos se dirigiam a Jerusalém porque a Páscoa estava próxima (a dos Judeus) (v4). Jesus vai em direção oposta para a Galileia e, com isso, inaugura uma NOVA Páscoa (=Passagem), um NOVO ÊXODO para a TERRA PROMETIDA.
B)- Jo 5:45-47  X Êxodo 19-1-8  X Jo 6:3
Moisés sobe ao monte para receber as tábuas da Lei, que é válida até hoje, isso é os Dez mandamento de DEUS, esta estabelece uma Aliança entre DEUS e o seu povo.
Jesus sobe, ao monte para substituir os Dez Mandamentos por um único Mandamento: Jo 13:31-35
2- ¨Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu entre eles¨
Jo 6:11   X  Lucas 22:19)
Nos relatos da ¨Multiplicação dos Pães¨, somente o Evangelho de João usa o verbo: EUCHARISTEO¨ (= DAR GRAÇAS), de onde vem a palavra ¨EUCARISTIA¨
O Evangelho de João introduz a Ceia do SENHOR já no seu início, e de forma  progressiva, com o seu ápice nos capítulos 13 a 18:1
Para o Evangelho de João, A PÁSCOA E A CEIA DO SENHOR não são apenas datas fixas para celebração e sim, um SÍMBOLO DA NOSSA NOVA PSIQUÊ EM CRISTO.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil