sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A OBESIDADE E O SISTEMA IMUNE

O desenvolvimento gradual e recente de uma epidemia mundial de obesidade alavancou sobremaneira o estudo dessa condição e de suas comorbidades metabólicas.
No âmbito fisiopatológico, múltiplos estudos demonstraram a expressão aumentada de mediadores inflamatórios no tecido adiposo de humanos obesos e sobrepeso, mostrando um acúmulo de macrófagos, e um papel central da inflamação no desequilíbrio da homeostase metabólica local e sistêmica na obesidade.
A definição de um papel ativo dos macrófagos, e portanto da imunidade inata, na rede inflamatória do tecido adiposo, evocou a hipótese de que, similarmente a outras condições inflamatórias crônicas como a aterosclerose, a obesidade também contaria com a importante participação de elementos da imunidade adaptativa, como as células T e suas citocinas, em sua fisiopatologia.
Com base nessas considerações, avaliou-se a presença de célula T e o papel do IFN-y (interfeon-gama), clássica citocina T-helper 1 (Th1), na inflamação do tecido adiposo.
Assim como estas células acumulam muitas células T, com receptores CXCR3, promovendo uma inflamação geral no organismo, o que agrava mas ainda o quadro de sobrepeso e obesidade.
Quando estimulada in vitro, células T derivadas do tecido adiposo de camundongos obesos produziram mais IFN-y do que aquelas isoladas de controles, novamente sugerindo a ativação dessas células em um contexto de obesidade.
Na análise das possíveis funções do IFN-y no tecido adiposo, a estimulação da linhagem de células 3T3-L1 diferenciadas em adipócitos com IFN-y recombinante resultou na produção aumentada de quimiocinas de macrófagos, como a proteína 10 induzida por IFN-y (IP-10) e monocina induzida por IFN-y (MIG).
A estimulação de adipócitos com o sobrenadante de células Th1 cultivadas in vitro, com abundante concentração de IFN-y, também levou à produção aumentada de IP-10.
O papel da citocina Th1 e IFN-y na rede inflamatória do tecido adiposo no sobrepeso e na obesidade em camundongos, sugerindo a participação fundamental das células t regulatórias, no tecido adiposo desses animais.
A influência da inflamação no sobrepeso e na obesidade tem um aspecto de uma inflamação crônicas, e formará a aterosclerose, este processo é inflamatório em suas fase, desde a formação de uma ¨estria gordurosa¨ (do inglês fatty streak) até a complicação trombótica do ateroma, base fisiopatológica das síndromes isquêmicas agudas.
O envolvimento da inflamação na aterosclerose se baseia principalmente na ativação dos dois braços da imunidade, inata e adaptativa.
A imunidade inata consiste na primeira e rápida linha de defesa do organismo e envolve vários tipos celulares, principalmente macrófagos.
Estes macrófagos interagem com linfócitos T que regular a resposta inflamatória inata, e portanto as funções dos macrófagos ali presentes, contribuindo para a progressão da lesão
Sabemos que o sobrepeso e a obesidade também estão associados a risco aumentado de várias outras comorbidades, como osteoartrite, depressão, gota e artrite gotosa, esteatose hepática (fígado gorduroso), várias neoplasias confirmadas, além de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia a apnéia obstrutiva  do sono.
Dr Alexandre machado
Reflexões:
No primeiro sinal que JESUS CRISTO é DEUS, é o Nosso Senhor, foi na bodas de Caná da Galileia, em João 2, falando que três dias após Jesus sair de Samaria, onde teve encontro com uma samaritana e sue povo, ELE ficou três dias por lá, ELE estava com seus discípulos e sua mãe, numa festa de casamento ande foi convidado ELE e seus discípulos, em determinada hora acabou o vinho, nosso DEUS transforma o conteúdo dos potes de pedras, onde os judeus lavavam suas mãos e reclamavam da vida, ELE mandou completar os potes de pedras com água, e imediatamente estas águas sujas se transformou-se em vinho, vinho da alegria, o que dizer isso, é que seu reino é um reino de alegria e paz, este foi o início de sua caminhada explicando o seu reino, quando você procura verdadeiramente à JESUS, esta alegria te contamina e te faz viver mais alegre com ELE e tendo em todas as adversidade a PAZ de JESUS CRISTO,















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil