terça-feira, 2 de julho de 2019

O QUE SÃO ALTERAÇÕES EPIGENÉTICAS

Epigenética é um processo dinâmico que induz alterações na expressão de genes não relacionadas a modificações na sequência de bases do ácido desoxirribonucleico (DNA).
O tempo epigenético foi usado primeiramente por Conrad Waddington, 1939, para descrever as alterações na expressão de genes influenciadas por fatores ambientais.
Esse processo ocorre através da mudança estrutural da cromatina (eucromatina ou heterocromatina), influenciando a expressão gênica.
Diversos mecanismos epigenéticos estão envolvidos no controle da estrutura da cromatina, tais como:
Acetilação
Metilação
Ubiquitinação
SUMOilação
Fosforilação
microRNA
Todos estes fatores influenciam a expressão gênica.
Esse mecanismos , regulam diversos processos durante o desenvolvimento embrionário (Gestantes), diferenciação celular (Câncer), além de regular a reposta celular frente a estímulos, influenciando a formação, armazenamento e consolidação da memória (ALZHEIMER, PARKINSON e DEMÊNCIA SENIL E DEPRESSÃO).
Embora se conheça diversos fatores epigenéticos, a metilação e/ ou a acetilação de histona, bem como do DNA são os mecanismos mais estudados.
Uma das causa da depressão seja ela comportamental e estresse oxidativo (aumento de Radicais Livres orgânico).
FIM
PROF. Dr. ALEXANDRE MACHADO


A CEA DO SENHOR NA VIDA.
O evangelho de João introduz a Ceia do Senhor já que no seu início, nas ¨Bodas de Canᨠe, a partir daí, de forma progressiva, vemos que  a ¨Ceia do Senhor¨ é o tema Central do evangelho de João, com o objetivo de mostrar que a Ceia do Senhor é o nosso modelo de vida.
No evangelho de João, a ¨Última Ceia¨ só foi instituída depois da saída de Judas, que estava sentado à mesa da ceia.
Portanto naquele dia, naquele cenáculo (refeitório), houve duas ceias:
1)- A ceia Judas (João 13:1-30)
2)- A ceia do SENHOR, intitulada de ¨¨Novo Mandamento¨ João 13: 31 até o capítulo 18:1
O que é ¨Bocado Molhado¨.
Na cultura judaica, quando o dono da casa queria externar o prazer e a honra em receber um convidado, dava-lhe, à vista de todos, o ¨bocado molhado¨, que era um pedaço de pão molhado no vinho.
O convidado, ao receber o bocado, agradecia a homenagem e imediatamente, o comia.
Jesus usa este costume para fazer um apelo final a Judas: que desistisse do seu intento de traição e se convertesse em discípulo verdadeiro.
O quer acontece:
Judas recebe o bocado, não agradece e não come. Não comer o bocado, significa rejeitar a homenagem.
Portanto, só restava a Jesus dizer o que disse¨¨ O que pretendes fazer faze-o depressa¨ (Vers.27-b)
Aí, e só então aí, depois da saída voluntária de Judas, é que Jesus instituiu a CEIA DO SENHOR, que no Evangelho de João é contada de forma detalhada (João 13:31 a 18:1) e que a Sociedade Bíblica, de forma muito feliz, intitula de ¨O NOVO MANDAMENTO¨
PAZ A TODOS NO SENHOR.


























ENVOLVIMENTO DO ÓXIDO NÍTRICO NA METILAÇÃO DO DNA INDUZIDA PELO ESTRESSE: DEPRESSÃO

A exposição ao estresse induz um aumento dos níveis de óxido nítrico (NO) e glutamato (neurotransmissor excitatório e destruídor de neurônios), tanto o Ácido glutâmico e o GABA, são neurotransmissores, enquanto Ácido glutâmico é altamente excitatório, o outro tem um efeito inibidor. Sabemos que a vitamina B6 é necessária à transformação de ácido glutâmico em GABA, enquanto o Ácido glutâmico se transforma , no tecido nervoso, em glutamina, através da glutamina sintase. Esta enzima é extremamente sensível ao estresse oxidativo (aumento excessivo de Radicais Livres), provoca uma destruição da mesma, levando a um acúmulo exagerado de ácido glutâmico, que, por ser excitatório, provoca aumento da entrada de Cálcio2+ e morte neuronal)), em estruturas do cérebro de ratos, as quais estão relacionadas com o transtorno de depressão (DM) em humanos.
Ademias, o estresse está diretamente relacionado com o aumento da metilação do DNA, uma alteração epigenética repressiva, no hipocampo de animais.
Estudos demonstraram o efeito tipo antidepressivos clássicos dos inibidores da enzima óxido nítrico sintase (NOS) em animais submetidos ao estresse.
A conclusão demonstraram que tanto o estresse seja ele emocional quanto estresse oxidativo (Radicais Livres), quanto o desafio dos glicocorticoides, uso excessivo, alteram os receptores NMDA
e a L-arginina  são capazes de modular a expressão da enzima DNMT3b e a metilação de DNA no hipocampo (SNC).
O tratamento com inibidores da NOS reduzem os efeito do estresse (comportamental e molecular (Radicais Livres).
Em conjunto, os dados sugere que a liberação de glutamato e NO durante o estresse pode modular a expressão da enzima DNMT3b, levando ao aumento da metilação do DNA em genes relacionados com a resposta de adaptação ao estresse.
Essa é a primeira evidência de que o NO pode modular metilação do DNA induzida por estresse, seja ele qual for.
Prof.Dr.Alexandre Machado

Palavras do SENHOR:
A NOVA PÁSCOA: JESUS ATRAVESSA O MAR DA GALILEIA
Sabendo que a estrutura do Evangelho de João é pura Teologia, é teológico, ao contrário dos evangelhos sinóticos, que têm estrutura histórico-narrativa, qual é o objetivo das frases abaixo?
1)- ¨atravessou Jesus o Mar da galiléia¨9Jo6:1)
+ ¨então, subiu Jesus ao monte¨ Jo 6:1
¨Depois destas coisas¨, no alerta a considerar o contexto anterior como fundamento do texto que se segue. O capítulo anterior termina introduzindo a figura de Moisés. Então:
A)- Jo5:45-47  X Êxodo 14:25  X Jo 6:1
Enquanto todos se dirigiam a Jerusalém porque a Páscoa estava próxima (a dos Judeus) (v4). Jesus vai em direção oposta para a Galileia e, com isso, inaugura uma NOVA Páscoa (=Passagem), um NOVO ÊXODO para a TERRA PROMETIDA.
B)- Jo 5:45-47  X Êxodo 19-1-8  X Jo 6:3
Moisés sobe ao monte para receber as tábuas da Lei, que é válida até hoje, isso é os Dez mandamento de DEUS, esta estabelece uma Aliança entre DEUS e o seu povo.
Jesus sobe, ao monte para substituir os Dez Mandamentos por um único Mandamento: Jo 13:31-35
2- ¨Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu entre eles¨
Jo 6:11   X  Lucas 22:19)
Nos relatos da ¨Multiplicação dos Pães¨, somente o Evangelho de João usa o verbo: EUCHARISTEO¨ (= DAR GRAÇAS), de onde vem a palavra ¨EUCARISTIA¨
O Evangelho de João introduz a Ceia do SENHOR já no seu início, e de forma  progressiva, com o seu ápice nos capítulos 13 a 18:1
Para o Evangelho de João, A PÁSCOA E A CEIA DO SENHOR não são apenas datas fixas para celebração e sim, um SÍMBOLO DA NOSSA NOVA PSIQUÊ EM CRISTO.