sexta-feira, 30 de junho de 2017

A OBESIDADE EM FOCO, EPIDEMIA QUE LEVA A VÁRIAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS

 A obesidade tem adquirido características de epidemia e os mesmos números que indicam o aumento da obesidade também apontam um aumento significante de indivíduos portadores de diabetes, doença degenerativa cerebral, tais como Alzheimer e Parkinson e demência senil, assim como diabetes tipo II e a mais temida das doenças que é o câncer.
Sabe-se atualmente, devido a várias pesquisas de ponta tanto no Brasil quanto nos EUA, que ambas as patologias apresentam uma  resposta metabólica característica, que leva a uma alteração em vias de sinalização intracelulares e na homeostase da glicose.
O uso de dieta hiperlipídica (DH), hipercalórica (carboidratos simples), hiperproteíca (carnes gordurosas em excesso, principalmente churrascos na brasa), são responsáveis pelo aumento da massa adiposa, que entre outros fatores, tais como infecções crônicas, seja por vírus ou bactérias bem como por fungos, levam a um aumento na produção de citocinas pró-inflamatórias.
Todo o médico deveria medir as infecções crônicas orgânicas, pois são fatores de inflamação no organismo.
Afinal o que é inflamação crônica?
Definição:
Aumento de reações do organismo como persistência do agente que não é eliminado pelos mecanismos da inflamação aguda.
Características:
Aumento na proporção de linfócitos e macrófagos (células de defesa), proliferação de vasos e de fibroblastos, com deposição de colágeno.
Possui tempo mais longo e não apresenta os sinais cardinais da inflamação.
A inflamação crônica aumenta a formação novos vasos, depósito de colágeno e inflama os tecidos (células).
Resumo:
1- Inflamação crônica:
2- Ativação de Macrófagos e Linfócitos:
2.1- Aumentam os fatores de crescimento (PDGF, FGF, TGF-beta), que vão agir no aumento dos fibroblastos, aumentam as células endoteliais e as células fibrogênicas especializadas. 
2.2- Aumentam as citocinas pró-inflamatórias (TNF-alfa, IL-1, IL-4, IL-13, IL-6, IL-13), que aumentam a síntese de colágeno.
3- Diminuição das atividades das metalloproteínas, que diminuem a degradação do colágeno.
Tanto os fatores 2 e 3 levam a fibrose generalizada.
Vários estudos apontam para a participação de macrófagos (células de defesa) nesse processo.
A via não-canônica de sinalização de NF-kB contribui para o quadro de inflamação crônica não transmissívei, e pode representar uma via chave na resposta metabólica à obesidade e outras doenças, especialmente a diabetes tipo II com resistência à insulina.
Na avaliação, se a sobrecarga nutricional induzir a polarização macrofágica em tecidos metabólicos, ocasionará aumento na expressão de genes que codificam citocinas pró-inflamatórias, induzindo não somente o quadro inflamatório grave interno, mas a resistência ao sinal da insulina em hepatócitos (células do fígado).
Foi feito um experimento com macrófagos de camundongos (RAW 264.7), submetidos ao bloqueio de NiK, por siRNA desafiados com palmitato e, posteriormente, o meio condicionado proveniente destas células foi adicionado como meio de manutenção em células de hepatoma de camundongo (Hepa 1c1e7).
Os resultados mostraram que o palmitato é capaz de induzir uma resposta inflamatória em macrófagos ocasionando resistência ao sinal da insulina em hepatócitos (célula do fígado) por intermédio da ativação de NiK, através da degradação de TRAF-3 em células imunes.
Ao bloquear NiK em células RAW264.7 o quadro inflamatório foi reduzido, mesmo após exposição ao palmitato, e o quadro de resistência ao sinal da insulina em hepatócitos tratados com o meio condicionado de macrófagos foi amenizado.
O estudo sugere uma comunicação entre hepatócitos e macrófagos residentes no fígado no desenvolvimento da resistência à insulina por intermédio da via não-canônica de NF-kB.
Temos que combater as causas das inflamações crônicas, que uma grande maioria das pessoas possuem e não sabem, é uma das principais causa de câncer
Fim 
Dr. Alexandre Machado



Uma reflexão importante:

Muito do Evangelho trata de mudanças do nosso comportamento.
Mas como diretamente ligado ao nosso sucesso ou fracasso nessa caminhada.
O modo mais comum de receber o evangelho é tentar nos condicionar a obedecer os mandamentos.
Lutamos contra a nossa própria vontade dizendo não para nossos desejos mais profundos.
É claro que essas coisas são necessárias mas costumam ter um custo psicológico muito alto e uma efetividade baixa.
Há muitos cristãos sem saúde na alma e não poucas vezes vemos alguém que após algum tempo na igreja sai dela e volta para as mesmas práticas de antes.
Nosso linguajar, ele saiu do mundo mas o mundo não saiu dele.
A outra forma de receber o evangelho é criar consciência de seus valores.
Percebemos beleza no projeto de Deus em nossa vida, em todos os sentidos se tivermos a percepção aguçada.
Para Jesus não basta não adulterar, não roubar, não ser mentiroso, mas se seu pensamentos internos enxergarem o próximo como um inimigo ou um objeto, não adianta ser de Cristo.
Esquecemos de enxergar as pessoas como irmã(o).
No longo processo de criar consciência até usamos comedidamente condicionamentos mas como meio e não como fim.
Não devemos ser robôs condicionados e programados, fazer tudo aquilo que a sociedade mandar, assim como seu grupo querer impor.
 Queremos ser filhos amorosos que compartilhem seus valores e essência, com consciência de quem são e de quem podem ser.
Venham conhecer Jesus Cristo nosso Senhor.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil