quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Os Radicais Livres em nossas vidas, parte II

Foram muitos os desafios enfrentados pelos médicos que acreditam na medicina ortomolecular e assimilaram seus conceitos revolucionários.
Foram criados por grupos contrários aos métodos naturais de tratar a saúde, desmoralizações das técnicas e dos métodos ortomoleculares e veiculadas nos meios de comunicação.
Substâncias importantes para o combate aos radicais livres tiveram sua venda proibida nas farmácias de manipulação, principalmente a melatonina e o DHEA e outros etc.
E depois, o golpe fatal: a utilização do termo ortomolecular por profissionais sem escrúpulos, que com pouco ou nenhum conhecimento verdadeiro da questão ludibriaram pacientes e desmoralizaram este novo conhecimento de saúde no Brasil.
Hoje felizmente, assistimos a um renascimento da medicina ortomolecular, apesar de todo o degaste que o termo sofreu.
Graças à persistência do trabalho incansável de profissionais sérios, os radicais livres e os antioxidantes começam a receber novamente o crédito que sempre mereceram.
De forma definitiva, a medicina ortomolecular é agora reconhecida como um forma de tratar o corpo como um todo indivisível, adaptando-o aos tempos agressivos em que vivemos.
Por isso nós olhamos com grande entusiasmo o novo direcionamento da medicina ortomolecular, que agora avança para a medicina ortossistêmica, dentro do alcance psiquiátrico.
De fato, os smart nutrients representam um avanço extraordinário para a evolução da inteligência humana e sua utilização vem sendo vista como uma grande revolução no tratamento da funções cerebrais.
Para nosso conhecimento os radicais livres são produtos naturais do nosso metabolismo.
A partir dos nutrientes e do oxigênio que respiramos acontecem uma série de reações químicas dentro das células que têm como produto a formação de energia, de água e de radicais livres que são moléculas que possuem um elétron desemparelhado.
É o emparelhamento dos elétrons que garante a estabilidade das moléculas.
Quando um elétron fica sem par, a molécula se torna instável, mais reativa e naturalmente irá procurar em outra molécula o seu elétron perdido para estabelecer a sua estabilidade.
É assim que são formadas as cadeias de radicais livres, pois são reações sucessivas.
A molécula que teve o seu elétron roubado irá procurar uma outra molécula para tirar dela um elétron também.
Mais ainda que adquira o seu elétron, a molécula passa a ser um radical livre.
No organismo humano, os radicais livres têm um papel importante.
Quando uma bactéria, um vírus ou qualquer elemento estranho penetra em nosso corpo, nossas células de defesa recrutam radicais livres para combater o invasor.
A fagocitose é um processo celular que acontece através da produção de radicais livres.
Mas tudo deve acontecer muito rapidamente para que não haja uma formação excessiva e prolongada dessas substâncias no organismo.
Nós chamamos de estresse oxidativo.
Fim
Dr. Alexandre Machado

Reflexões:
Implicações da plenitude do Espírito;
A plenitude do Espírito é contrastada como embriaguez com álcool, cuja ingestão em excesso é condenada.
Note bem que textos na Bíblia condenam o abuso excessivo do uso de álccol, mas o uso de vinho por exemplo, é saudável para todos, por causa de sua ação verdadeiramente comprovada para saúde.
O ideal bíblico é: temperança, não abstinência.
A abstinência de vinho e de outros prazeres da vida caracteriza o ascetismo.
Nada tem a ver com a fé bíblica, que celebra e desfruta a vida e as coisas boas que ela oferece com moderação.
Por que a condenação ao uso excessivo de vinho?
Porque vinho em excesso tira do controle, do sério; torna as pessoas grosseiras, inconvenientes, desagradáveis; leva a falar bobagens, escraviza, desumaniza, destrói, mata; deprime; produz falso consolo e falsa alegria.
No vinho e no álcool há dissolução (desregramento, desordem, descontrole, dissipação, desperdício).
Não assim a presença do Espírito Santo em nós; seus efeitos são opostos.
O Espírito Santo concede autocontrole (domínio próprio); leva a falar o que é bom, liberta, humaniza, edifica, gera vida, estimula, incentiva a viver bem, como Deus quer: amor ao próximo,
Promove verdadeiro consolo e verdadeira alegria, que é cheio de Espírito (Efésios 5.18-21).
Amém.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil