quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

É NESCESSARIO O USO DA RITALINA NA DOENÇA DO DISTÚRBIO DE ATENÇÃO?

Não acredito, na minha orientação é que ela seja substituída por alimentos que contenham ômega-3, que falta no organismo da criança com doença do distúrbio de atenção, mas também do adolescente bipolar e do jovem que se torna esquizofrênico no final da adolescência.
A ritalina mascara essa carência, porque trata os sintomas e não trata as causas.
E as causas incluem carência e bloqueios de minerais e vitaminas, essenciais como ponto de partida da bola de neve que é a carência e toxicologia.
Isso explica uma estatística que comprovou tendência à drogadição nos jovens adultos que tomaram ritalina na infância, mascarando o problema em vez de corrigi-lo.
Hoje a maioria só trata os sintomas desse distanciamento, a as causas das doenças que ele provoca ficam lá, gerando um círculo viciosos que, com o tempo, forma uma espiral de causalidade circular cumulativa, predispondo às comorbidades e às cronomorbidades.
Sabemos que o alumínio, em excesso no organismo causa um impacto muito grande na memória e na capacidade de aprender, porque interfere na produção de dopamina, que ocorre em três áreas de receptores do cérebro.
Uma delas está localizada na cabeça do núcleo caudado, faz vizinhança com o córtex frontal e manda dopamina para dois lugares, sendo que um deles é a zona em cima dos olhos ou órbito- frontal, relacionada com a percepção.
É a área multimodal da percepção.
É onde se concentram todos os dados que entram pelo olho, ouvido, tato, olfato e paladar.
A dopamina é extremamente importante nessa área, porque, associada ao ácido glutâmico e à acetilcolina, possibilita que a pessoa sintetiza as informações que recebeu e que tenha uma visão do texto e do contesto.
Assim é que, quando a criança está bem de dopamina nessa área, consegue prestar mais atenção no que a rodeia.
E quando está bem de dopamina nessa área suplementar motora (região da vontade, localizada um pouco acima), consegue controlar seus impulsos, desde que predominem receptores D1 sobre D2 de dopamina, o que faz o EPA e o mineral lítio.
O núcleo caudado é importante por esta razão:
1- Energiza a entrada e a saída das informações que a pessoa recolhe do meio, excitado para manter inibido tudo aquilo que desvia a atenção do foco.
Ele pode se comparado a uma lanterna, em que o diafragma faz com que tudo em volta seja inibido, para que a pessoa se concentre no centro do campo de observação.
A cabeça do núcleo caudado amadurece essa capacidade de inibir a hiperexcitação que gera a falta de controle de impulsos.
A testosterona, na puberdade, ajuda nesse amadurecimento, e o zinc finger (receptores que necessita de zinco para funcionar), ajuda também.
Por isso é preciso muito cuidado com a alimentação vazia ou fome gorda, em que faltam todos os minerais e vitaminas necessário para o bom desenvolvimento (fast-  food, farinha branca e açúcares).
A presença de alumínio no organismo impede que o núcleo caudado funcione adequadamente.
Representa, portanto um grave prejuízo ao ser humano, porque está estreitamente ligado à doença do distúrbio da atenção na infância e à falta de memória no idoso.
Depois dos 50 anos de idade, o excesso de alumínio no organismo se trai nos problemas de memória e na impaciência.
A pessoa fica sem controle sobre seu humor e enjoa logo das coisas.
Isso pode explicar o grande número de separações que acontecem nessa fase do relacionamento.
A pessoa intoxicadas por alumínio, ficam fora do ar, são completamente dispersivas, agitadas, falam bobagens e são ridicularizadas por isso.
As crianças têm dificuldade para gravar as coisas mais abstratas,
A gramática e a matemática (pensamento sequencial lógico) são o pesadelo dela.
Sabemos que áreas onde predominam os receptores NMDA glutamatérgicos, que podem ser desregulados por alumínio e chumbo, causando distúrbios de aprendizado.
Já a ritalina tem efeitos colaterais geralmente inconvenientes, tais como:
Dor abdominal.
Náusea e vômito, azia.
Perda do apetite.
Perda de peso.
Nervosismo, insônia, cefaleia, tontura, distúrbio do crescimento, dependência química levando ao abuso da droga.
Distúrbios visuais e tremedeiras, além disso à alergias cutâneas.
A mais grave são as arritmias cardíacas e taquicardia, hipotensão ou hipertensão arterial, trombocitopenia grave.
FIM
Dr. Alexandre Machado
¨ Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis¨¨
Efésios 6.13.
Enquanto o exercício físico e a ótima alimentação me ajuda a ficar em forma para que eu possa enfrentar a batalha contra as exigências físicas da vida, os exercícios diários de oração e leitura bíblica me ajudam a enfrentar as batalhas espirituais da vida, como a fofoca e a ganância.
Para permanecer saudável, meu objetivo é exercitar tanto o corpo físico com ginásticas necessárias, bem como uma alimentação mediterrânea correta, quanto o espirito.
Faço isso com uma caminhada de três quilômetros por dia e caminhando diariamente com Jesus na oração e nas páginas das escrituras.
Estas práticas que Deus provê me dão a força de que preciso para enfrentar todas as dificuldades da vida.


.