terça-feira, 17 de julho de 2012

A família herpesviridae o que é isso? Parte I

Os membros da família Herpesviridae são caracterizados com base na arquitetura do vírion, que consiste de uma estrutura central contendo DNA de fita dupla como ácido nucléico, envolvida por capsídeo icosaédrico de aproximadamente, 100-110 nm em diâmetro e um envelope com espículas glicoprotéicas em sua superfície.
Atualmente, há cerca de 100 herpesvírus, pelo menos, parcialmente caracterizados, o que demonstra a sua alta disseminação na natureza.
Os herpesvírus que infectam os homens são:
1- Vírus herpes simples tipo I- (HSV-1)
2- Vírus herpes simples tipo II -(HSV-II)
3- Vírus da varicela-zoster - VZV
4- Vírus Epstein-Barr - EBV
5- Citomegalovírus -CMV
6- Vírus herpes humano tipo 6 - HHV-6
7- Vírus herpes humano tipo 7 -HHV-7
8- Vírus herpes humano tipo 8 -HHV-8
9- Vírus herpes B (vírus símio) - HHV-9
A replicação dos herpervírus corresponde a um processo de várias etapas e sua descrição baseia-se na observação dos eventos que ocorrem na replicação do HSV.
Etapas:
1- O vírus precisa ser adsorvido aos receptores de superfície celular
2- Segue a fusão do envelope viral com a lamela externa da membranas citoplasmátca
3- O capsídeo desenvelopado é, então, transportado  para os poros nucleares, onde o DNA é liberado para dentro do núcleo celular.
4-Replica o DNA viral e produção de novos capsídeos.
5-O DNA viral é transcrito pela RNA polimerase da célula hospedeira com a participação de fatores virais em todo e qualquer estágio da infecção.
6- Existem várias enzimas e proteínas ligadas ao DNa viral, incluem-se: timidina cinases, DNA polimerase, ribonuclease redutases e exonucleases.
Há evidências de que, com alguns herpesvirus, a progênie de molécula de DNA é gerada, continuamente, através de um mecanismo cíclico.
Os novos multímeros, sintetizados a partir do genoma viral, são clivados e empacotados nso capsídeos.
A partir desse estágio, os vírions maturam e adquirem a infectividade pelo chamado processo de brotamento a partir da lamela interna da membrana nuclear adquirindo, então, a estrutura envelopada.
In vitro, o processo completo de replicação viral envolve, aproximadamente, 18 a 20 horas.
No estágio inicial da infecção pelos herpesvírus, dois eventos se processam:o ataque à superfície celular e a fusão do envelope viral com a membrana citoplasmática, com a participação das proteínas do envelope viral.
Por ex:com o HSV, das dez glicoproteínas de membrana viral conhecidas (gB,gC,gD,gE,gG,gH.gK,gL e gM), cinco (gC,gE,gG, gI e gM) participam dos processo de replicação viral na maioria das células em cultura, tanto na adsorção como na liberação do vírus pelas células.
Tropismo:
1- O HSV Tipo I, em células epiteliais e fibroblastos humanos, dando: Gengivoestomatite, ceratoconjuntivite, herpes cutâneo, vulvite, encefalite,para tudo isso deve ter um hospedeiro imune comprometido, vive na latência ( gânglio sensoriais), pode estar associado ao carcinoma escamoso de orofaringe.
2- O HSV-tipo II, em células epiteliais e fibroblastos humanos, dando:Herpes genital, Herpes cutâneo primário, Gengivoestomatite,Meningoencefalite, Herpes neonatal, fica em latência nos gânglios sensoriais
3- O VZV, replica-se bem em células epiteliais e fibroblastos humanos, parasitam em gânglios sensoriais
4- O CMV , replica-se no fibroblasto humanos, têm como infecção primária, mononucleose, hepatite e inclusão citomegálica, , ficam no estado de latência em: Monócitos, Neutrófilos e Linfócitos,
5- O EBV, pode ser cultivado apenas em Linfócitos B e gânglios salivares, estar associado ao: Linfoma de Burkin, carcinoma de nasofaringe, Linfoma não-Hodgkin ( principalmente no AIDS).
6- Já o s Herpesvírus tipos 6 e 7 ( HHV-6 e HHV-7) replicam-se bem em linfócitos T CD4+, estão relacionados ao: Linfomas e Sarcoma de Kaposi.( principalmente no AIDS).
Mas, nós médicos devemos ficar atentos para pacientes idosos e jovens, que fazem uso de drogas proibidas ou drogas não- proibidas ( por ex: excesso de medicamentos, de cigarros e bebidas alcoólicas), que silenciosamente causam baixa imunológica.
Devemos sempre pesquisar estas virose no ser humano, elas são causam de muitos diagnósticos errados de arttrites etc.
Fim da primeira parte.
Dr alexandre Machado

Em 2 co 4. 17 está escrito : Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.
Paulo diz que a caminhada do cristão neste mundo é uma marcha por estradas espinhosas.
O caminho rumo à glória é estreito e a porta é apertada.
Temos um presente doloroso, porém, um futuro glorioso (2co 4.17).
Aqui cruzamos vales escuros e atravessamos desertos.Aqui nossos olhos ficam empapuçados de lágrimas e nosso corpo geme.Aqui enfrentamos ondas encapeladas, rios caudalosos e precisamos atravessar fornalhas ardentes.
Aqui sofremos, choramos e sangramos. Porém, em comparação com a glória a ser revelada em nós,nossas tribulações são leves e passageiras.
O presente é doloroso, mas o futuro é glorioso. Nosso destino final não é um corpo caquético, mas um corpo de glória. Nossa jornada não tgermina num túmulo gélido, mas na Jerusalém celeste.
Nosso fim não é a morte, mas a vida eterna.
O nosso futuro de glória deve encorajar-nos a enfrentar com alegria a presente tribulação.