quarta-feira, 26 de abril de 2017

ENVELHECIMENTO E SARCOPENIA, O QUE SÃO ISSO? PARTE I

O envelhecimento é um processo fisiológico presente em todos os organismos vivos que consiste na perda progressiva das funções celulares mais importante do corpo.
Por isso há uma diminuição de sobrevida, com aumento muito grande de uma morte prematura.
Nossa função adaptativa que mantém a máquina biológica em funcionamento está comprometida, assim como a preservação da informação genética e, paradoxalmente, permite que novas variações genéticas possam ser testadas.
Em uma sociedade em que o indivíduo tem consciência de sua existência e a certeza de sua morte, a longevidade coloca-se como uma obsessão a ser alcançada a qualquer custo.
Nos últimos 150 ano, com o aperfeiçoamento da agricultura e os avanços da medicina, não só teve um aumento da população, mas milhares de pessoas alcançaram a terceira idade com melhor qualidade de vida, ou seja, um aumento médio na expectativa de vida.
O conhecimento metabólico do processo de envelhecimento, criou um domínio de tal conhecimento que pode ter consequências profundas não apenas na sociedade, mas também na evolução da espécie humana.
O envelhecimento é um processo progressivo do declínio das funções celulares e metabólicas, levando a uma diminuição da expectativa de vida.
Ocorre um desequilíbrio entre o número de células que degeneram e morrem e as que vão substituí-las, ou então, na capacidade das células em reciclarem ou repararem seus componentes, o que é mais relevante em células pós-mitóticas, tais como os neurônios.
Outro fator importante é a velocidade em que este desequilíbrio acontece é que determina a quantidade de envelhecimento, que pode ser gradual e saudável, ou rápida senilidade, por exemplo o câncer.
Pode ocorre que um órgão específico envelhece mais rapidamente, de maneira desproporcional, em relação aos demais, por exemplos as doenças Auto imunes localizadas.
Com o envelhecimento a composição corporal vai gradualmente mudando, com um declínio da massa magra (músculos esqueléticos) e um aumento exagerado da massa gorda (tecido adiposo), é a sarcopenia,  por isso temos uma epidemia de obesidade, que desencadeiam outras epidemias, tais como a depressão e o câncer.
O que ocorre no idoso, ou melhor após 30 anos de vida, diminuição da proliferação celular, da produção de proteínas e enzimas, aumento de aberrações cromossomais, diminuição da parte terminal dos cromossomos, que é conhecida como telômero (que funciona como um relógio biológico da multiplicação celular), além disso temos uma maior sensibilidade do organismo aos Radicais Livres e seus produtos de oxidação, e um processo muito grande e importante da Glicação orgânica.
Dentre as enzimas que têm sua fabricação reduzida, temos a SOD (enzima superóxido dismutase), da catalase (CAT) e do glutatião peroxidase (GSHPx), que são as armas mais importante contra o excesso de Radicais livres orgânico, também chamado estresse oxidativo.
Além disso, temos baixa da telomerase, que regeneram os telômeros dos cromossomos e reparam outros segmentos do DNA, quando são agredidos pelos Radicais Livres, gerando, por declínio, uma maior incidência de câncer no idoso e infelizmente no público mais jovem.
Na idade madura há um declínio na fabricação hormonal, principalmente o hormônio do crescimento (GH), os femininos (estrogênios), o DHEA (Dehidroepiandrosterona), cujos níveis na corrente sanguínea servem como indicador do estágio de envelhecimento e, em menor grau, o hormônio da tireoidiano e o hormônio masculino (testosterona|).
Com o envelhecimento, as glândulas passam a produzir menos hormônios, que são substâncias que comandam as funções celulares.
Os tecidos alvos destes hormônios também podem apresentar alterações na capacidade de responderem aos estímulos dos mesmos.
Nesta fase da vida, hormônios como o DHEA, o GH, o estrogênio (nas mulheres) e a melatonina (produto derivado da serotonina), têm uma queda significativa na sua produção.
Os três primeiros são estimuladores do crescimento celular, e a melatonina é um reparador do sistema nervoso central e está relacionado com a qualidade do sono, com a imunidade, com a proteção antioxidante e com a restauração molecular.
Os hormônios tireoidianos, que também têm função anabólica, podem ser produzidos em menor escala, limitando a resposta orgânica.
Mas, há no estresse seja psicossocial ou metabólico e o principalmente alimentar, o aumento do cortisol e adrenalina, que alteram o equilíbrio orgânico quando em excesso, passam a ser produzidos em maior quantidade.
Este declínio hormonal se dá não apenas pelo envelhecimento da própria glândula, ou do sistema de transmissão neuroquímica, mas também pela capacidade de reposta dos tecidos- alvos.
Aos 30 anos de idade, o cérebro tem aproximadamente 10 bilhões de células, e a partir daí, se não houver uma prevenção e alimentação natural, há perdas de 10.000 a 100.000 células por dia.
Além da perda das células nervosos, as restantes podem ter reduzido o número das conexões entre uma célula e outra (dendritos), prejudicando o grau da transmissão nervosa.
Estes dois fenômenos, associados ao declínio da produção das substâncias neurotransmissoras, são responsáveis pelo envelhecimento cerebral, e principalmente pela epidemia de depressão seja ela juvenil ou não, via receptores alterados, com geração de diminuição cognitiva (memória e aprendizado, reconhecimento, lembranças etc.), desequilíbrio afetivo e alterações psíquicas.
Fim
Dr. Alexandre Machado


Refleções sobre a vida plena:
O crescimento espiritual é o processo no qual substituímos as mentiras do dia-a-dia por verdades.
Em Jo 17.17 ¨ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade¨
O Espirito de Deus usa a Palavra para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus.
A Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, e juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração¨.
Foi pelas suas palavras que tudo veio a existir.
Sem elas, nós não estaríamos vivos.
Vejamos Tg 1.18 ¨ Por decisão, Ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como primeiro fruto de tudo que Ele criou¨.
A Bíblia é muito mais que um Manual de doutrinas.
A palavra de Deus gera vida, cria fé, produz mudanças no nosso comportamento com o próximo, há o primeiro amor, que é o amor ao próximo, afugenta o mal, realiza milagres em sua vida, cura feridas do ressentimentos, edifica o caráter da pessoa, transforma as circunstância em que você está vivendo e não vê saída, transmite alegria de viver em Deus, supera as adversidades seja elas pessoais ou financeiras, não lhe trás dinheiro, mas você fica em paz para consegui-lo, derrota os desejos incontrolados, vícios vários, cria uma grande esperança, libera poder de Deus em você, limpa as nossas mentes do desejos ruins.
Não podemos viver sem a palavra de Deus vivo e nunca devemos subestimá-la.
Em Mateus 4.4 ¨ Jeus respondeu: Está escrito ¨ Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus¨