terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Nós amamos as pessoas mais velhas?

A etapa da vida caracterizada como velhice, com suas peculiaridades, só pode ser compreendida a partir da relação que se estabelece entre os diferentes aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais.
Essa interação institui-se de acordo com as condições da culturais na qual o indivíduo está inserido.
A pessoa mais velha, na maioria das vezes, é definida como idosa quando chega aos 60 anos, independentemente de seu estado biológico, psicológico e social..
A idade e o processo de envelhecimento possuem outras dimensões e significados que extrapolam as dimensões da idade cronológica.
Temos atualmente uma população de idosos que chegam a milhões de pessoas, e o Brasil será o sexto país em números de idosos até 2025.
O aumento do número de anos é decorrente da redução nas taxas de fertilidade e do acréscimo da longevidade nas últimas décadas.
No mundo há uma queda na taxa de fertilidade.
Temos os idosos jovens, geralmente se referem a pessoas de 65 a 74 anos, costumam ser ativas cheios de vigor e vida.
Já o idoso velho de 75 a 84 anos, geralmente estão sem muita saúde tanto física quanto cognitiva.
Os idosos mais velhos. de 85 anos ou mais, são aqueles que têm maior tendência para fraqueza e para a enfermidade, e podem ter dificuldade para desempenhar algumas atividades da vida diária.
Algumas pessoas com a idade de 80 anos apresentam algumas incapacidade e outros estão em plena energia e vida, espantem aos 85 anos.
A idade funcional, isto é, o quão bem uma pessoa funciona em um ambiente físico e social em comparação a outras de mesma idade cronológica.
Existem pessoas que tem 90 anos  com boa saúde física pode ser funcionalmente mais jovem do que uma de 65 anos.
Sabemos que o envelhecimento não é algo determinado pela idade cronológica, mas é consequência das experiências passadas, da forma como se vive e se administra a própria vida no presente e de expectativas futuras.
Infelizmente o envelhecimento está ligado à deterioração do corpo, ao declínio e à incapacidade.
A partir do século XIX, a velhice começou a ser tratada como um etapa da vida caracterizada pela decadência física e ausência de papéis sociais.
Por isso foi criado uma imagem negativa dos idosos.
Muitos jovens sente que as pessoas idosas são doentes, fracas e necessitadas, por isso, há uma rejeição generalizada da sociedade em relação ao idoso.
Os estereótipos negativos são atribuídos principalmente pelos próprios idosos,
A cultura nos Estados Unidos enfatiza o crescimento, a força e progresso, com uma exagerada veneração aos jovens.
Muitas pessoa que interagem com os velhos sentem uma aproximação com a morte e incapacidade, por isso vem os estereótipos negativos..
Por isso que em nossa cultura o velho é indesejável.
Os estereótipos são: as pessoas idosas são doentes, são rabugentas e excêntricas, não conseguem aprender algo de novo ou as últimas tecnologias.
A velhice é colocada à parte no desenvolvimento humano.
Temos vários termos para taxar esta idade: idade madura, terceira idade, avó, aposentado, pensionista, velhice, tudo são palavras com estereótipo negativo.
Este termos são complexo, negado, evitado ou mesmo temido, é um verdadeiro preconceito, tanto da parte da pessoa idosa quanto da sociedade.
Não medimos o envelhecimento pela idade cronológica, ela é simplesmente o número de anos que tem decorrido desde o nascimento da pessoa, portanto não é índice de desenvolvimento biológico, psicológico e social.
Já a idade biológica é definida pelas modificações corporais e mentais que ocorrem ao longo do processo de desenvolvimento humano.
As mudanças e as perdas fazem parte do envelhecimento, a partir dos 40 anos, a estatura do indivíduo diminui cerca de um centímetro por década, devido a diminuição da altura vertebral ocasionada pela redução da massa óssea e outras alterações degenerativas da coluna vertebral.
A pele fica mais fina e friável, menos elástica e com menos oleosidade, e aparece vínculos grande de expressão que são as rugas.
A visão declina, principalmente para objetos próximos.
A audição diminui ao longo dos anos, porém não interferem no dia-a-dia.
Com esta neurodegeneração cerebral,  o volume do encéfalo diminuem por perda de neurônios e glias.
A idade social que é a obtenção de hábitos e status social pelo indivíduo para o preenchimento de muitos papéis sociais, em algumas culturas.
Temos que ter muita compreensão pelo fato de que a sociedade define a pessoa de idosa, quando ela deixa o mercado de trabalho, isto é, quando se aposenta.
A idade social é composta por performances individuais de papéis sociais e envolve características como tipo de vestimenta, hábitos e linguagem, bem como respeito social por parte de outras pessoas em posição de liderança.
A idade psicológica é vista em dois sentidos: um refere à relação que existe entre a idade cronológica e às capacidades psicológicas, tais como percepção, aprendizagem e memória.
A outra é a capacidade adaptativas dos indivíduos para se adequarem às exigências do meio, usando a aprendizagem, a memória, a inteligência emocional, o controle emocional etc.
Há adultos que possuem tais características e são considerados jovens psicologicamente.
A perda da autonomia é um dos maiores fantasmas do envelhecimento.
Por isso o mal de Alzheimer é tão temido.
Segundo estatísticas, cerca de 10% das pessoas com mais de 80 anos (ou cerca de 20 milhões de pessoas no mundo) convivem com a doença, cuja progressão é muito triste, com total dependência de outra pessoas.
O mal de Alzheimer é apenas um dos vários tipos de neurodegeneração que costumam atingir as pessoas em idade avançada.
Enquanto não são conhecidas formas eficientes de contornar ou prevenir o Alzheimer, a melhor forma de se proteger da doença ainda é a prevenção.
A depressão é um fator de risco muito importante, especialmente para as mulheres, como inúmeras pesquisas já comprovaram.
Nas clínicas psiquiátricas, existem tabelas que facilitam o diagnóstico da depressão, mas muitas vezes uma simples soma de pontos não é suficiente.
Há pessoas que se queixam muito e têm dificuldade de serem objetivas nas respostas.
Outras, geralmente mais orgulhosas, reclamam pouco do que sentem e não conseguem se expor, sofrem em silêncio, aumentando a necessidade de um diagnóstico.
Atualmente tem-se usado a ressonância magnética com espectroscopia de prótons, que faz uma leitura química de determinadas moléculas cerebrais, como aminoácidos e neurotransmissores.
Todos deveriam saber que a depressão, seja ela em que níveis estejam, alteram o metabolismo cerebral assim como os neurotransmissores, levando a lesão dos neurônios cerebral.
Quando suas membranas começam a ficar desgastada na região do lobo frontal, considera-se o início da doença.
Se ela evolui para uma forma mais intensa, o que se vê no cérebro é uma diminuição da eficiência do fluxo sanguíneo nesta área.
 E se a depressão se agrava, acontece uma baixa energética mitocondrial em determinadas áreas cerebrais.
É importante também verificar o estado dos axônios, os feixes de fibras que saem do corpo do neurônio para se comunicarem com os demais, como se fossem cabos telefônicos.
Na depressão, essas fibras perdem o que se chama de substância branca, o que equivaleria a cabos mais desencapados.
Devemos respeitar os mais idosos, trata-los com respeito e admiração e procurar aprender com eles o que fazer de nossa miserável vida.
Fim
Dr. Alexandre Machado

Em 2 Samuel 11, lemos a história de Davi e Bate-Seba, que foi o grande ponto de virada na vida de Davi, até ali, tudo ia bem, a partir dali, tudo vai degringolar.
Tudo por estar no lugar errado, na hora errada, fazendo a coisa errada, em Jerusalém, no tempo de guerra, o que deveria ele fazer é ir a luta, mas estava no ócio dentro de casa e com desejos lascivos. sobre a mulher alheia de um dos seus comandados.
Tem inicio um acúmulo de erros, sobre erros, de transgressões da lei de Deus, uma atrás da outra, cobiça, adultério, tentativa de enganar continuada, insistente, por vários meios, para encobrir o pecado, assassinato (e por procuração) de uma inocente, planejado de maneira ardilosa, para produzir morte infalível a Urias, além de perdas de outras vidas.
Ninguém estar imune ao risco de cair.
É sempre oportuno que lembraremos a exortação do apóstolo Paulo (1Co 10.12).
Para mantermos de pé, diante do Senhor Nosso Deus ,deveremos ter humildade para que Deus nos mostre o nosso caminho e tenhamos uma escolha fundamentada em suas leis.
Deus disse através dos profetas: Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, pois disto depende a tua vida e a tua longevidade.
Em deuteronômio Ele fala pelos profetas: Para que encontremos a benção de Deus é preciso que nos aproximamos dele, comprometendo a nossa vida com ele ¨de todo o coração e de toda a alma¨.
A escolha é exclusiva, servir só a Deus, pois só há felicidade junto a ele, o único Deus vivo e verdadeiro, o único que pode socorre.
Beba da água viva que é seu filho amado Jesus Cristo.