segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O QUE OCORREU COM A NOSSA ALIMENTAÇÃO PARA QUE TENHAMOS DOENÇAS DEGENERATIVAS

Muitos estudiosos da evolução creditam a degeneração da saúde e inteligência do homem à causas nutricionais.
Segundo eles, não teria havido tempo suficiente para que o código genético humano modificasse suas informações de forma a fabricar enzimas capazes de digerir completamente os novos alimentos criados pelos homens e introduzidos no mundo em sua dieta.
Lembrando dos primeiros tempos da história humana, encontramos alguns dos dados que fundamentam essa teoria.
De acordo com estudos da antropologia médica, o cérebro do homem paleolítico pesava cerca de 400 gramas.
Nesse período, há cerca de 3 milhões de anos, sua alimentação constava de frutas, legumes e carnes de caça, vermelha e branca.
Passados 2 milhões de anos, a dieta do homem primitivo se modificou, com a introdução de peixes, moluscos e ovos de aves selvagens.
sacréscimo alimentar fez com que seu cérebro saltasse de 400 para 1.400 gramas, aumentando, portanto mais de 3,5 vezes o seu peso, assim como a formação do lobo pré-frontal que é a área fundamental da inteligência.
Este é um dado precioso, pois foi justamente no último milhão de anos que o homem adquiriu a capacidade de lidar com o mundo de abstrações e sonhos.
Confirma-se dessa forma que a introdução de peixes, moluscos e ovos de aves selvagens foi um fator decisivo para o grande salto da inteligência humana.
Com esses alimentos, o homem passou a contar com gorduras que se complementaram para mudar a estrutura dos dendritos (faz as conexões dos neurônios).
Essas gorduras produziram um tipo de membrana muito flexível, que garantiu aos neurônios a agilidade que precisavam para movimentar em seu entorno, as substâncias que promovem suas conexões.
Ao contrário do que muitos imaginam, a eficiência cerebral depende menos da quantidade de neurônios do que de sua capacidade de fazer conexões.
O que muitos pesquisadores da antropologia médica defendem é que no período paleolítico o homem chegou a um equilíbrio ótimo de nutrientes em seu cérebro graças a essa dieta especialíssima, composta em sua maior parte por frutas, legumes e verduras naturais, sem agrotóxicos e defensores agrícolas e ainda por carnes magras de caça, mel, mariscos, moluscos, ovos selvagens, peixes e suas ovas.
Enquanto viveu como um caçador-coletor, o homem teve uma excelente disponibilidade de vitaminas, minerais e gorduras saudáveis para promover o aperfeiçoamento de sua inteligência.
Até que, cerca de 10 mil anos, o homem parou de deslocar-se em busca do alimento e se fixou na terra, desenvolvendo a agricultura familiar e a criação de animais, principalmente ciscando diretamente na terra, e não sendo tratado com milhos transgênicos, como é feito hoje em dia.
Foi assim que aconteceu a primeira grande modificação da dieta humana, com a introdução dos grãos, pães, leites e derivados.
Há pouco mais de 50 anos, com o advento da industrialização dos alimentos, uma nova grande modificação alimentar ocorreu, com a introdução dos fast-foods, refrigerantes, uso excessivo de bebidas destiladas e cervejas, assim como gorduras processadas e as gorduras trans saturadas, e alimentos exageradamente açucarados.
Não falando do cigarro, que altera as mitocôndrias devido ao excesso de Radicais Livres.
Por essa causa, estamos com uma sociedade rica em deprimidos e com doenças degenerativas cerebrais.
Não esquecendo da neuroglicopenia cerebral, ainda que a pessoa esteja com a glicose normal, causando uma espécie de diabetes cerebral.
Segundo os pesquisadores, essa nova dieta vem determinando mudanças importante, as quais o código genético humano definitivamente ainda não conseguiu se adaptar.
Hoje, frutas, legumes e verduras são alimentos cada vez mais raros nas dietas da maior parte da população.
As gorduras saudáveis do peixe foram substituídas pelas gorduras processadas e hidrogenadas (margarinas), que são altamente oxidantes, isso é causam um estresse oxidativo no organismo, com excesso de Radicais Livres.
Por se afastar da alimentação natural, essa geração apresenta excesso de doenças mentais e físicas.
Fim
Dr . Alexandre Machado

¨ Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus¨
 Mateus 4.4
Quando nós passamos situações graves, passamos pelos desertos da vida, com doenças, dificuldade financeiras, ruptura da família e outros males que existem no mundo.
Neste momento você procura fervorosamente Deus e seu Filho, Ele não te desampara mesmo que você esteja distante Dele.
São situações de morte, internação em UTI, contamos com a ajuda de nosso Deus, mas não esqueçam devemos procura-lo diariamente através de sua palavra, que é a nossa Bíblia sagrada, a sua palavra.
No salmo 86:
Ó Eterno, inclina para mim os teus ouvidos e dá-me tua resposta, pois sou um desvalido e estou muito aflito.
Conserva-me em vida, pois sou fiel.
Tu, meu Deus, salva teu servo, que em ti confia!
Tem piedade de mim, SENHOR, pois a ti clamo, todo o dia.
Alegra o coração do teu servo, porquanto a ti, SENHOR, elevo a minha alma.
Pois tu és bondoso e perdoador, SENHOR, rico em graças e misericórdia para com todos os que te invocam.
Escuta a minha oração, SENHOR, atenta para a minha súplica!