quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O que somos? Vocês se conhecem?

Somos seres integrados à natureza e participamos do dinamismo da vida, integrando com o ambiente, da mesma maneira que o ambiente interfere na fisiologia de cada organismo, ditando o ritmo da vida.
Existem vários ritmos: o de dormir e acordar, e o ritmo claro-escuro da rotação da terra, o da temperatura corporal, de secreção hormonal, de atividade celular, de desempenho cognitivo, da atividade motora, do comportamento alimentar e muitos outros, mas, todos estão sincronizados com sinais ou ciclos externos da natureza.
Os geradores, no ser humano é o SNC (sistema nervoso central) e o sistemas periféricos são órgãos, tais como o fígado, pulmão, intestinos etc.
Os relógios biológicos, recebem informações ambientais, os ritmos circadianos se repetem a cada 24 horas, são regulados pelo Hipotálamo, principalmente no núcleo supraquiasmático.
Esta área geram harmonia entre os sistemas e o relógio centrais e periféricos.
O que causam alterações a esses ciclos, são o modo que alimentamos, o nosso consumo alimentar diário, alguns nutrientes e o tempo de refeição, além do ciclo claro -escuro.
Se algo alterar este ciclo circadiano, poderá acarretar distúrbios hormonais, do sono e psiquiátricos, como a depressão, câncer e redução de qualidade de vida, além de doenças metabólicas como a obesidade.
Nosso organismo consegue prevenir o que ocorre externamente e reagir a mudança ambientais, porque há uma integração necessária, que chamamos neuro-endócrina-imunológica, que possuem o mesmo receptor peptídeo.
Somos seres que estamos sob influência de processos rítmicos ambientais a todo instante, uma vez que nossa organização sistêmica é influenciada por modificações da Terra, por suas atrações e interações com outros planetas e astros, assim como com outras galáxias, resultando em ciclos associados com o dia e noite, estações do ano e oscilações das máres.
Temos fatores doadores de tempo ou sincronizadores como o sol, e outros fatores não geofísicos como os alimentos.
Como é necessário uma alimentação natural.
Um exemplo, e a troca de fuso horário, quem faz viagem longas, este desorganiza o ritmo sono / vigília, assim como a luz do sol (geofísicos).
Além desses ciclos, temos os infradianos, que é um ciclo circalunar e os circamáres,  e os ultradianos, que são aqueles que controlam o batimento cardíaco a frequência respiratória e o disparo dos potenciais de ação dos neurônios.
Em relação aos ciclos de alimentação, terá resposta boa se a sua alimentação é equilibrada natural, e resposta ruim se sua alimentação for rica em excesso de carboidratos simples, e gordura trans, assim como o excesso de carne vermelha, refrigerantes e bebidas destiladas, assim como o cigarro e outras drogas,  por que sua taxa de glicose será alterada para ser alta.
O SNC (sistema nervoso central ) vai agir na formação de corticosterona e na formação da MLT (melatonina)  essênciais a vida humana.
Assim como o sistema nervoso autonômico e o hipotálamo o núcleo supraquiasmático controlam o ritmo biológico, este núcleo é o principal relógio da hierarquia do sistema de controle temporal, dos osciladores centrais e periféricas.

Dr. Alexandre Machado

Reflexão:
Jesus veio ao mundo para nos dar vida, e vida em abundância.
Esta vida está disponível aos que se envolvem com Ele, os que escolhem entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado, que é o único que conduz à vida.
Que caminho é esse de que fala Jesus?
É o mesmo ensinado pelo Deuteronômio (AT) e por toda a Bíblia (Antigo e Novo Testamento), caminho que o próprio Jesus trilhou como ninguém: o caminho do cumprimento da vontade de Deu.
A escolha diante da qual Deus nos coloca é inadiável, é para hoje.
Não podemos demorar.
Retardar essa decisão significa continuar sofrendo, com ressentimento, medo, pânico e amargura desse mundo, longe de Deus.
Agora é a hora de começar vida nova com boas novas deixado por Jesus.
A escolha é intransferível, cada um de nós deve fazê-la por si mesmo.
A palavra de Deus se dirige a cada membro do povo de Deus, na segunda pessoa do singular, ao tu individual.
A escolha é exclusiva, servir só a Deus, pois só há felicidade junto a Ele, o único deus vivo e verdadeiro, o único que pode socorrer.
Outros deuses são enganadores e ilusórios, são criados pelos homens.
Qualquer outra opção é danosa.
A escolha é definitiva, para sempre, sem voltar atrás.
Não fiques ligado em denominações, ou em pessoas que vocês as vejam como lideres, não somos de Paulo, Thiago, Apolo etc. mas somos de Jesus nosso discipulador único.
Seja assim a sua escolha hoje e sempre.

























quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Crianças, adolescentes e adultos mais felizes

Chegar ao mundo passando por uma gestação tranquila, em que houve disponibilidade de nutrientes, é algo que aumenta as chances de felicidade de qualquer ser humano.
Como a evolução é o grande propósito da natureza, a infância, primeira etapa da vida, oferece uma oportunidade única de reparar eventuais danos da gravidez, para dar origem a uma existência feliz e criativa.
A recuperação dos danos é realizada principalmente durante o sono do bebê e por isso os recém-nascidos precisam dormir tanto.
Nessa fase o pequeno organismo está sob o predomínio do sistema vago, via acetilcolina, que acumula energia e produz o anabolismo.
Nesta fase há reparações e a finalização das estruturas do bebê, incluindo as cerebrais.
Para que um bebê chegue a estas fase com vantagem nutricionais, é necessário que a mãe tenha comido muita colina, para que a acetilcolina aja durante o seu sono reparador.
À medida que a criança cresce, o sistema simpático se fortalece e a polaridade entre acetilcolina e noradrenalina começa a se expressar.
No hipotálamo, que até então expressava mais seu pólo anterior, colinérgico isso é acetilcolina, passa a ativar mais o seu pólo posterior, que é noradrenérgico.
Com isso a criança vai precisar durante o dia de noradrenalina para queimar energia, correr, brincar e iniciar o aprendizado de uma vida.
Já à noite usa a acetilcolina para recuperar os danos cerebrais, ter um sono ótimo e ter um acúmulo de energia do dia anterior.
Por isso sabemos que o metabolismo de uma criança é seis vezes mais rápido do que um adulto.
Esse dados deixa um alerta da vulnerabilidade da saúde infantil e alerta para diversos perigos, inclusive o uso excessivo de medicamentos.
Nesta época, devemos melhorar a saúde intestinais, com lactobacilos, alimentação rica em zinco, que age no sistema imune e para a fixação das vitaminas, especialmente a vitamina A, que promove a resistência da pele e das mucosas.
Nesta época se a criança tiver uma depressão imunológica, sofreram durante toda a vida, com problemas espaçados e constantes.
Um dos grandes vilões dessa fase é a Candida albicans e o Clostridium difficile, cujas as toxinas estão envolvidas também em outros distúrbios infantis, tal como o déficit de atenção (DDA) e na hiperatividade.
Nas sociedades urbanas modernas, criou-se o estigma da adolescência como uma fase conturbada, difícil tanto para jovens como para seus pais.
Mas, em essência, a adolescência é uma fase maravilhosa e reveladora quando a vida nos oferece a primeira grande oportunidade de direcionar nosso desenvolvimento para o rumo da felicidade.
Sabemos que durante a infância estávamos todos sob comando do temperamento, que é em sua maior parte a tradução do nosso código genético, e do caráter, a contribuição que o ambiente social dá à personalidade.
Cerca de 18 a 20 anos o cérebro chega ao amadurecimento total de sua porção elaborativa e se completa a formação da inteligência emocional (QE).
Nesta época o padrão da alimentação é essencial ao seu desenvolvimento intelectual, infelizmente muitos estão perdendo para uma alimentação morta, isto é, sem substância necessária à vida.
Nossos adolescentes de nossa era comem cada vez menos gorduras saudáveis, frutas, legumes e verduras.
Sua alimentação básica é o hambúrguer e o refrigerante.
Alguns começam a beber e fumar muito cedo, quando não se deixam levar pelas drogas, que são a principal causa do desvio do caminho da evolução.
Sabe-se que a maioria dos distúrbios psíquicos que mais acometem os adolescentes estão relacionados à questão da dieta.
Quanto a idade adulta, hoje em dia, todas as pessoas conhecem alguém, quando não elas próprias, que está com alguma forma de depressão.
Tanto homens quando mulheres reagem à depressão de formas diferentes, em função dos hormônios.
Nos homens, a depressão pode chegar a transformá-lo em homicidas em potencial.
A depressão mascarada masculina não se revela com frequência na fome de carboidratos, como acontece com as mulheres, especialmente aquelas em crise de tensão pré-menstrual, mas sim nos comportamentos violentos, nas reações desproporcionais ao fatos.
Nas mulheres, a mesma depressão é frequentemente acompanhada da ansiedade, que as torna temerosas de enfrentar o dia e que em casos mais graves pode leva-las ao suicídio
Nos hospitais e emergências psiquiátricos, as mulheres tentam três vezes mais o suicídio que os homens, mas elas morrem na mesma proporção que eles.
Temos várias explicações para esses fatos, tais como a baixa da serotonina, assim como a hipofrontalidade, ou seja a queda de energia nas regiões mais importante do órgão.
Em quase todos distúrbios mentais, vemos a baixa de AT (que é a nossa energia cerebral)
.
Dr. Alexandre Machado

Hoje é para aprender isso :Que Deus está conosco em nosso sofrimento, que nos orienta a enfrenta-lo, e nos promete sua benção a despeito e para além do sofrimento.
Olhe bem, preste atenção. Escute .Perceba a presença e a voz de Deus em meio ao seu sofrimento
Não finja. Não fuja. volte para ELE e encare o seu sofrimento como uma lição de vida.
Faça isso em confiança na promessa divina. E obedeça ao Senhor. Para que você e sua casa sejam abençoados. Como foram vários povos da terra que nunca deixaram de confiar e amar o Senhor Nosso Deus.


































.