quinta-feira, 23 de julho de 2015

UMA ARMA IMPORTANTE CONTRA O CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS

Um dos maiores obstáculos ao tratamento de tumores é a resistência a drogas, a qual pode ser tanto intrínseca, quanto adquirida.
A maioria dos tumores metastáticos é resistente a quimioterapia (resistência intrínseca) ou respondem à quimioterapia, mas logo ressurgem como tumores que adquiram resistência aos fármacos.
Tal fato explica o baixo índice de sobrevivência de longo prazo em pacientes submetidos à quimioterapia.
O fenótipo de resistência de amplo espectro em células cancerígenas humanas foi denominado de resistência a múltiplas drogas (MDR- multiple drug resistance).
A MDR se caracteriza através da resistência cruzada a diferentes quimioterápicos funcional e estruturalmente não relacionados entre si, embora, de maneira geral, sejam compostos anfipáticos preferencialmente solúveis em lipídios.
A resistência a drogas, temos alteração:
1- Dos transporte dos fármacos, que diminui o acúmulo do fármaco.
2- Alteração no metabolismo do fármaco, inativação aumentada ou ativação diminuída através de agentes que metabolizem o fármaco ou metabólito gerado por ele.
3-  Alteração do alvo celular do fármaco, expressão diminuída ou aumentada do alvo celular com mutação.
4-  Alterações em vias de sinalização relacionadas com a sobrevivência celular, que causa a ativação de oncogênese.
5- Inibição da apoptose (morte programada da célula cancerosa).
6- A  super expressão de fatores de crescimento e seus receptores.
Mas a esperança veio de tratamento experimentais feitos nos EUA, com substâncias que estimula o sistema imune, que treina o sistema imune do paciente a reconhecer o tumor e atacá-lo ferozmente.
É uma forma importante de tratamento, já que para fugir do sistema imunológico mesmo debilitado, as célula cancerosa criam inúmeros artifícios que fazem esconder das célula vigia do paciente, principalmente os macrófagos.
Estas novas substâncias aumentam a imunidade celular.
Uma delas, os fatores de transferência, transportam a imunidade celular antígeno específico do linfócito fonte (hipersensibilidade retardada) a linfócitos não sensibilizado, os virgens.
Estimulam aumentar a atividade de estimulação imunitária no antígeno específico e nos linfócitos receptores.
Os vários fatores indutores permitem respostas imunitárias de adaptação a infecções virais, parasitárias, malignidade, enfermidade bacterianas e micro bacterianas, infecções por fungos, transtornos autoimunes e enfermidade neurológicas.
Um fator importante esquecidos da maioria dos médicos oncologistas é a alimentação natural anti-angeogênese (novos vasos formados para nutrir o câncer).
O que é isso?
O ser humano é o único a gozar do privilégio de escolher, combinar e transformar a sua alimentação, um dos elementos essenciais da sua existência.
As culturas antigas desenvolveram tradições que levavam em conta elementos saudáveis contidas nos ingredientes alimentícios.
Assim, elas os integraram, além dos legumes, das frutas, dos leguminosas e dos temperos, na alimentação diária, para bem-estar do ser humano.
A medicina moderna, ironicamente oferece uma perspectiva inversa em relação ao regime alimentar.
Habitualmente, é só depois que a doença já se encontra bem instalada no organismo que o pacientes recebem conselhos do médico sobre alimentação.
Os conselhos fornecidos são quase sempre negativos: evite isto, elimine aquilo, nada de gordura, de açúcares, de carne, de álcool, de cafeína e assim por diante.
A maioria dos médicos, realmente, são pouco informados ou conhecem pouco sobre os fundamentos científicos as ligação entre regime alimentar e saúde.
Ora, os pacientes e o público em geral solicitam essas instruções e devoram toda informação sobre antioxidantes, sobre os compostos fito-químicos e outras substâncias presentes na alimentação.
Em resumo:
O estilo de vida dos indivíduos tem um papel preponderante nos riscos de desenvolver um câncer.
Cerca de um terço dos cânceres estão diretamente ligados à natureza do regime alimentar.
Uma alimentação diversificada, rica em frutas e legumes, associada ao controle do aporte calórico, de modo a evitar o excesso de peso, constitui um meio simples e eficaz de reduzir significativamente os riscos de incidência do câncer
Fim
Dr. Alexandre Machado


¨Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus¨ Salmo 46-10
A palavra Selah é muito usada na Bíblia, principalmente nos livros do Salmos.
Embora sua interpretação seja algo incerto, alguns a interpretam como fazer um pausa e pensar nisso.
Pausa? Mesmo com as minhas boas intensões como cristão, de estudar a Palavra de Deus todos os   dia, eu paro para sentir o perfume de uma rosa ou só penso no seus espinhos?
Fazemos da nossas vida um excesso de aceleração, agitação e ansiedade, não paramos para renovarmos, através de uma simples respiração ou de uma meditação sobre nossos atos.
Assim como o sono é reparador ao nosso corpo, fazendo que nosso organismo repare as alterações que ocorreram com os nosso DNA celular, a palavra de Deus, assim como sua bondade é necessário para o nosso bem-estar espiritual








Vários destes imuno-estimuladores, tem fatores supressor que evitam que o sistema imune relacionam em forma excessiva, por exemplo a pólen e outros corpos estranhos, assim como também a si mesmo como é o caso de transtorno autoimune.
,