quinta-feira, 23 de abril de 2015

O QUE AMEAÇA A NOSSA FELICIDADE A NOSSA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (QE).

A evolução do ser humano neste planeta vem sendo determinada pela amplificação de sua inteligência.
As tensões exercidas pelo ambiente atingiram pontos importantes e geram no cérebro do homem novas estruturas e funções, que vão se sofisticando e diversificando as suas necessidades.
Essas necessidades se tornam cada vez mais complexas, geram numerosos recursos complexos, que evoluíram o cérebro que temos hoje.
Desde o nosso nascimento, a natureza repete em cada dia um de nós todo o processo de evolução.
Nossos genes irão gerar tensões programadas de necessidades que provocam o desenvolvimento de nossos recursos mentais.
Uma criança precisa da família para se desenvolver como um campo de habilidade sociais a serem desenvolvidas, na escola e depois, na universidade.
Os recursos que o cérebro desenvolve permitem responder ao ambiente de forma cada vez mais elaborada, para que novas tensões sejam criadas, aumentando continuamente nossa capacidade de descobrir, inovar e inventar.
Quanto mais recursos que nosso cérebro adquiri ao logo da vida, mais inteligência obtemos e sucesso nas relações humanas e no trabalho do dia a dia.
A natureza programou a sua vontade, mas nós alteramos esta trajetória, através do estresse ou tensão muitos fortes.
Infelizmente algumas pessoas, ao estar em um estresse muito forte, iniciam um movimento de regressão em seu desenvolvimento, e tentam buscar o equilíbrio através apenas de satisfação de suas necessidades biológica, como a alimentação excessiva e o sexo desregulado.
Por isso é que vivemos em uma sociedade em que a obesidade impera em todas as camadas sociais.
Esta forma de regressão é uma estratégia de sobrevivência bastante comum e que pode funcionar em momentos críticos da vida.
Nó vivemos só para comer e fazer sexo?
Se abandonássemos todos a busca pela satisfação de nossas necessidades mais sofisticadas, como o conhecimento, estaríamos condenados à extinção.
A evolução do ser humano, principalmente o seu cérebro, depende da capacidade dele, em produzir os chamados saltos quânticos de evolução, que equivalem às transformações energéticas das estruturas e funções cerebrais, que aumentam a inteligência.
Hoje nós vivemos de rotina diária, pela normalidade, pelo que se repete, apenas uma porção é novidade, é o que transforma.
Por isso, tudo que o homem faz ou pensa é repetitivo em pelo menos 90% em relação às gerações que o antecederam.
O restante são as suas originalidades, que são experiência que a natureza faz.
Desenvolvemos módulos cerebrais que confere uma habilidade impressionante na cultural universal, mas que nem sempre são úteis em cultura local.
Mesmo que a evolução anseie por contribuições éticas ou científicas, a normalidade é o padrão do mundo porque evoluímos pela natureza.
Segundo a OMS, a depressão aumenta na proporção de 1% ao ano.
A Universidade de Southampton, na Inglaterra, as doenças mentais triplicaram em todos os continentes nas últimas décadas de 80 e 90.
Quanto mais complexas as sociedades em que vivemos, mais mensagens recebemos e mais difícil se torna identificar as nossa reais necessidades de vida, aquelas que nos dizem quem de fatos somos, o que queremos e aonde pretendemos chegar.