terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O QUE SABEMOS SOBRE A DEPRESSÃO E ANSIEDADE PARTE I

São os males da mente mais prejudiciais e limitantes entre todos os grupos de doenças, sendo a depressão, individualmente, a mais incapacitante delas.
Para economia são gigantescas as perdas devido a falta das pessoas em seus respectivos trabalhos.
Este mal atinge principalmente mulheres em seus períodos férteis e mais produtivos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2030, o mal seria responsável por 9,8% do total de anos de vida saudável perdida pela doença. Por incrível que pareça este índice foi alcançado em 2010.
A depressão atinge hoje quase 7% da população mundial, cerca de 400 milhões de pessoas, colocando enorme peso em suas famílias e roubando da economia a energia e o talento destas.
O custo da depressão ao mundo, hoje é cerca de US$ 800 bilhões (mais de R$ 2 trilhões), com previsão de dobrar em 20 anos.
Quando os pais estão em estado de depressão, afetam a vida das crianças e das famílias, pois parece que há uma transmissão dos comportamentos depressivos para os filhos, até mesmo na gravidez.
Muitas das pessoas deprimidas apontam como causa desta, problemas com a saúde, questões  familiares e perdas de pessoas queridas.
O mesmo ocorre na ansiedade, para espanto geral, há pessoas que trocam os antidepressivos e ansiolíticos por medicamentos da classe dos betabloqueadores, tais como o metoprolol, que são indicados para uma série de doenças cardíacas, como arritmias e angina.
Sabemos que na crise de pânico que aparece do nada, relatam que o coração acelera, ficam pálidas e sentem muita ansiedade, pensam que vão enfartar.
Ao sentirem os sintomas, ficam ainda mais nervosos, por isso recorrem ao betabloqueadores, que controlam os sinais como palpitações e tremores comuns nas doenças cardíacas.
Ao fazer o uso nos transtornos da ansiedade, têm a percepção que o problema está resolvido.
Com o uso da internet e das redes sociais o uso desses medicamentos têm sido intensificados.
Por ser um medicamento mais barato que os antidepressivos e ansiolíticos, apesar de serem tarja preta, são fáceis de comprar em muitas farmácias.
Estes medicamentos são para controlar a pressão arterial, se o usuário não é portador de hipertensão, nem doenças cardíacas, tipo arritmia, mesmo em dose baixa, podem alterar o ritmo cardíaco e baixar a pressão perigosamente.
O objetivo: dar fim às crise de ansiedade, que os ansiolíticos e antidepressivos não ajudam a ninguém.
Estas pessoas sentem do nada um coração acelerado, ficam pálidas e sentem taquicardia e uma sensação horrível de parada cardíaca.
Após o uso desses medicamentos, as pessoas têm uma sensação de que o problema está resolvido.
Muitas pessoas tomam estes medicamentos, porque ouvem dizer que é bom para não ficar nervosos no seus dia-a-dia, principalmente naqueles dias em que têm uma tarefa urgente pela frente.
Além disso, estes bloqueadores levam há depressão forte, caso haja uma tendência.
A depressão deveria ser colocada como tema no centro do desenvolvimento humano.
O que é uma depressão?
É um conjunto de emoções negativas que se manifestam, ora como causa, ora como efeito, em três campos: biológico, psicológico e social.
Sabemos que através de pesquisas nos EUA, que a emoção e a saúde são estritamente vinculadas e que a tristeza reduz a imunidade.
Devemos ao invés do uso destes medicamentos, que têm efeito nefasto ao organismo, exposto acima, estimular as emoções positivas através de alimentos naturais e os mananciais da medicina ortomolecular e ortossistêmica.
Não devemos esquecer que, tanto nas emoções negativas quanto nas positivas, é preciso ser levado em conta; que elas têm o padrão estrutural (aquilo que é constante, que não varia, que se manifesta no funcional, que tem algo de individual) do temperamento, da idade, do sexo, e da influência ambiental em que vive.
O motivo de alegria de alguns, causam desconforto em outros.
Há pessoas que mudam de humor com a virada do tempo, alterações climáticas, mais ou menos luz, chuva iminente, diferenças na temperaturas, etc.
São as depressões sazonais muito conhecidas nossa.
O fato é que a depressão pode ser evitada e, nisso, a nutrologia, ciência do alimento correto em medicina, desempenha um papel extremamente importante.
O problema grave é que os laboratórios farmacêuticos lucram com esse mal que está crescendo no mundo todo e contam com o endosso da medicina tradicional, para a qual o sintoma é igual a medicamento.
Mas tudo isso irá mudar quando a depressão for encarada como uma combinação de causas em que a diversidade biológica pode estar envolvida, num conjunto que podemos chamar de estressores psicobiológicos que afetam o córtex e o subcórtex cerebral, em suma o organismo como um todo.  
Fim da primeira parte.
Dr. Alexandre Machado










.

O QUE SABEMOS SOBRE DEPRESSÃO E ANSIEDADE PARTE II

Sabemos que os estressores nutrotóxicos, por exemplo a alimentação transgênica e os agrotóxicos, que afetam o genoma, a mitocôndria, o proteoma, do ser humano atual e que interagem com os neurônios cerebrais, onde nestes cerca de 70% dos 60% do cérebro são formados de gorduras ômega 3 (EPA e DHA), são carentes na depressão e em cerca de 95% das pessoas, que fazem uma alimentação errada, mais consideradas normais.
Com relação a depressão, principalmente em jovens, a sensação de insegurança é um fator que contribui muito.
Vivendo num mundo em que são constantemente colocados diante de uma vitrine, com oferta sedutoras dos povos que comandam o espetáculo econômico sobre a Terra, mas não tendo como arcar com suas despesas mais básicas, saúde, alimentação natural, transporte e estudo de alta qualidade, as pessoas, principalmente os jovens, mergulham no excesso de compromisso, cumprem as primeiras oito horas de seu trabalho para sobreviver e trabalham mais oito horas para pagar os juros das dívidas que contraem.
Dessa forma, violam a lei da natureza e são acometidas pelo estresse psicobiológico, porque o espaço que deveriam reservar ao sono reparador, através da melatonina (MLT), este hormônio repara todo o organismo, estão tentando se divertir no computador pelas madrugadas, ou horas em festas e reuniões sociais.
Sabemos que todos os tipos de estresse do córtex (atividade nervosa superior do cérebro) são causados por hiperexcitação, hiperinibição ou oscilação anormal entre excitação e inibição.
É comprovado que o ser humano morre emocionalmente, vitima da fome de comunicação do ponto de vista cognitivo.
Outra causa de ansiedade e depressão sãos os medos.
1- Medo de cair de uma árvore, que persiste com medo de avião, elevadores e edifícios altos.
2- Medo de soterramento, que persiste de medo de lugares fechados.
3- Medo de ferimento, que se reflete no medo de sangue, hospitais e acidentes.
4- Medo de ser abandonado, que se manifesta através do temor à rejeição e à crítica.
Fim
Dr. Alexandre Machado

¨ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito ¨. Romanos 8.28.
Depoimento de um irmão:
A depressão é uma doença debilitante. Conheço, por experiência própria, o efeito que ela pode ter na vida de uma pessoa.
Por mais de dez anos, vivi com essa doença devastadora, que aflige milhões de pessoas todos os anos.
Antes de conseguir dar um nome à tristeza que muitas vezes durava semanas, sentia-me impotente.
Tinha dificuldade de concentrar-me e experimentava um desinteresse crescente por atividade que antes me davam prazer.
Mudei a minha alimentação radicalmente, assim como o meu estilo de vida, implorei ajuda a Deus vivo.
Conforme fui tomando consciência de meus medos, senti a mão de Deus me resgatando do desespero.
Embora meu caminho para a recuperação tenha exigido anos de trabalho com médicos ortomoleculares e conselheiros experientes (pastores) sempre acreditei que, se orasse e confiasse, Deus transformaria minha tristeza em alegria (veja Jeremias 31.13).
Em Lamentações 3 é um lembrete de que a oração é uma fonte poderosa à nossa disposição.
Quando a Paz parece remota, Deus promete estar junto de nós e transformar nossas lutas em algo muito bom
A oração sincera e voltada para Deus, abrem as portas para o poder e a força de Deus nos preencher.