quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DEPRESSÃO O MAL DO SECULO

Sua definição é um conjunto de emoções negativas que se manifesta, ora como efeito ora como causa, atuando no físico, no social e no psicológico e o mais importante, no imunológico, isso é, em nossas defesas orgânicas.
Há um estreito vínculo entre emoção e saúde, e sabemos que a tristeza crônica tem um grande efeito sobre o sistema imune da pessoa atingida.
Por exemplo, as pessoas que vivem em estresse psicossocial constante são sujeitas a resfriados frequentes e infecções várias.
Temos que levar em conta a pessoa individual, pois cada um reage de maneira especial, tais como pelo seu temperamento, sua idade, seu sexo e pela influência do ambiente em que vive.
O que poderá tornar alegria e felicidade para um é transtorno e infelicidade para outro.
Há pessoas que experimentam mudanças de humor e até de personalidade quando o tempo altera o clima, ou seja mais calor, menos luz, chuva iminente, diferença na temperatura, mais seco, etc.
É a chamada depressão sazonal, que depende das condições do tempo, da estação do ano, ou o que se conhece como depressão circadiana, que é causada pelas variações climáticas diárias.
Geralmente são pessoas extremamente temperamentais.
A luz, o calor, o som, diferentes na primavera e no verão, também influem assim como a eletricidade.
Sabemos que várias pessoas são sensíveis a essa eletricidade que foi chamada de ionização positiva e que aumenta muito a depressão, a ansiedade e até o pânico nesses indivíduos, desencadeando até a esquizofrenia se eles tiverem pré-disposição genética.
A ionização foi relacionada à doenças psicossomáticas, assim como a asma, ataque epiléptico e até ao edema agudo do pulmão.
O clima pesado e úmido deixa as pessoas, que digam os portugueses que estiveram pela primeira vez no Brasil em contato com os índios, preguiçosas e é uma causa do atraso cultural da raça ariana na Amazônia.
Devemos nos proteger dessas intempéries da natureza simplesmente tomando um bom banho de chuveiro, pois ele retira a ionização positiva do corpo e melhora o humor.
Já no inverno, a lareira produz o mesmo efeito.
Muito cuidado com a fumaça da queima da madeira, não use papel impresso para acender o fogo, por causa de sua rica quantidade de chumbo da tinta que pode ser aspirado e produzir quadros de depressão, de pânico, de ansiedade e outras doenças mentais.
O fato é que a depressão pode ser evitada e, nisso, a alimentação natural balanceada desempenha um papel importante por não dizer, fundamental na prevenção dos quadros depressivos atuais.
O problema mais grave é que tantos os laboratórios de medicamentos quanto as grandes indústrias alimentícias lucram com esse mal que está crescendo em nosso país, com o endosso da medicina clássica, para a qual os sintomas são iguais aos medicamentos, além disso, não pesquisando as causas, mas só tratando os sintomas.
Temos os estressores psicobiológicos que afetam o córtex e o subcórtex cerebral, quer dizer a rede psico-neuro-endócrina-imune que é interligada e contém em seus receptores um só peptídeo idêntico.
Se tratar a imunidade você trata o todo.
Além disso, há os estressores nutrotóxicos, alimentação que aumenta a glicação orgânica, formando vários AGES que são a principal causa do envelhecimento e das doenças neurodegenerativas atuais.
Estes estressores afetam o genoma, a mitocôndria e o proteoma. O que é isso?
A lesão genética pode ser causada por mutações adquiridas ou herdadas.
As primeiras ocorrem em consequência da exposição a carcinógenos ambientais, enquanto as últimas são hereditárias.
As alterações bioquímicas e genéticas que ocorrem nas células são:
Mutações no DNA.
Ciclo celular anormal.
Anormalidades cromossômicas.
Alterações no microRNA.
Alteração no telômero.
Alterações no metabolismo celular.
As mitocôndrias por serem uma importante fonte de Radicais Livres na célula, devido a cadeia de transporte de elétrons, assim como também o dano oxidativo aos componentes dessa via podem levar a uma liberação aumentada de peróxido de hidrogênio e superóxido, os temíveis Radicais Livres etc.
Um segundo fator contribuinte para o ciclo autoperpetuante proposto de lesão redox mitocondrial é o fato de que vários componentes da cadeia de transporte de elétrons são codificados pelo próprio genoma da mitocôndria.
O proteoma do cérebro, que tem mais proteínas que todo o resto do corpo junto, interage por exemplo, com as membranas da glia e dos neurônios (temos nove glias para um neurônio), onde 70% dos 60% do cérebro são formados por gorduras ômega-3, principalmente EPA e DHA, que não está presente em pessoas que se alimentam de carboidratos simples, e gorduras saturadas e trans saturadas, quadro presente em 90% dos deprimidos, ansiosos e nas doenças mentais.
Quanto maior o grau de consciência da pessoa, maior também é a consciência de si mesma assim como do planeta e dos perigos que a humanidade precisa evitar.
Fim
Dr. Alexandre Machado

Reflexões:

O caminho de Emaús; quando Jesus apareceu aos seus discípulos e falou com eles e não o reconheceram, é o caminho pelo qual qualquer um de nós pode eventualmente enveredar pelos mais variados motivos.
Se for este porventura o seu caso, retorne hoje mesmo do caminho de Emaús.
Não é para você ficar entristecido; não é para desaminar; não é para desistir.
É para levantar e voltar ao seu verdadeiro lugar, para a comunhão dos irmãos, com o coração ardendo, com nova alegria e nova esperança, para juntos vivermos a vontade de Deus no mundo, no seguimento do caminho de Jesus, o Senhor vivo e presente de forma espiritual ao nosso lado, para nossa felicidade e realização plenas como pessoas no serviço ao próximo.
Amém.




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil