quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A FALTA DE INFORMAÇÃO MATA !

sA maior parte das pessoas não se dão conta do quanto suas escolhas do dia-a-dia são  determinadas pelas propagadas atuais da televisão.
Quando estamos no supermercado a procura de um produto e imediatamente gira a embalagem à procura do rótulo.
E ali fica, contemplando as pequenas tabelas e fazendo seus cálculos mentais.
Quer saber se as calorias contidas naquela caixinha excedem ou não a cota estabelecida, normalmente por ele próprio, para evitar o ganho de peso.
E confiante de que está fazendo sua parte para manter-se magro e saudável, coloca o produto no carrinho de compras e sai em busca de novos alimentos pobres em calorias.
A maiorias das pessoas são encantadas pelas duas palavras mágicas do mundo moderno, DIET e LIGHT. Os consumidores dificilmente prestam atenção aos outros ingredientes contidos nos alimentos que levam para/ casa.
Como se o fato de consumirem produtos com menos teor de gordura, açúcar ou caloria fossem um passaporte para uma boa saúde.
Sabemos que, já caiu por terra a hipótese de que a alimentação pode ser traduzida em números e a velha tabela de calorias vem se mostrando algo muito simplista diante de toda a riqueza contida nos alimentos.
Na moderna concepção  metabólica e bioquímica do organismo, não é o número de calorias que se ingere que faz a diferença para uma vida mais feliz, uma mente mais criativa ou mesmo uma silhueta mais bonita.
Além de nutrir, os alimentos funcionam como grandes estimuladores dos processos de eliminação do organismo, porque seus nutrientes nada mais são do que coadjuvantes nos processos metabólicos.
Por isso é muito importante conhecer os processos de formação de energia.
O fundamental não são as calorias, os números, mas sim a qualidade nutricional  do que comemos, suas vitaminas, seus minerais, suas proteínas, seus carboidratos compostos e as gorduras saudáveis.
Existe uma cascata real de distúrbios causados pela má alimentação e má absorção que determina reflexos reais no corpo e na mente.
Sabemos que a falta de vitaminas e minerais nos alimentos atuais, começa por baixar o poder digestivo e a produção das enzimas pancreáticas, causando a má digestão das proteínas, como é comum acontecer com as do leite e do pão.
Essa falta de vitaminas e de minerais, caso se perpetue, gera a má digestão dos amidos, o que vai estimular os germes oportunistas.
Com isso, acontece a alteração na permeabilidade intestinal, o que modifica toda a formação de neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, triptofano, melatonina e dopamina), o quadro a seguir será depressão, pânico, ansiedade e psicoses e outras doenças mentais.
com Além disso, temos o aumento dos corticoides e dos Radicais Livres, levando a inflamação não apenas nas paredes dos intestinos, mas também na barreira hematoliquórica.
É por esse processo que as substâncias nocivas ao cérebro acabam por intoxicar os neurônios e a glia.
Outra questão muito importante é o excesso de alimentos industrializados na dieta.
Temos dois problemas graves muito comuns em nossa alimentação: o aspartame e o glutamato.
O aspartame era um produto para a gastrite, em 1969, e se tornou o adoçante mais usado no mundo.
Já o glutamato monossódico, um sal sintético descoberto no Japão no início do século passado, é utilizado em larga escala para realçar o sabor dos alimentos.
O grande problema da utilização abusiva dessas duas substâncias tão presentes na alimentação atual, moderna, é o fato de ambas já estarem presentes no organismo.
Sabemos que a função de excitação dos neurônios, com o glutamato e o aspartato, em altas doses no cérebro, acreditem irá causar muito problema de cognição e de comportamento.
É o que nós estamos vendo atualmente entre os jovens e os adultos desavisados.
A falta de informação mata!
Dr. Alexandre Machado


No Salmo 46.10
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
Nós todos deveríamos aquietar nosso cérebro para não perdemos o contato que Deus faz em nosso dia-a-dia a todo o momento.
Vivemos em um frenezi de fatos e idéias sem fim.
Somos impacientes, agitados, incrédulos e gananciosos.
Aquietam-se irmãos em Cristo Jesus, porque ele não desampara seus filhos em nenhuma hipótese, seja a dificuldade que for, seja no deserto ou em qualquer lugar que vocês estejam, acalmem-se e houve o que ELE quer lhe falar e lhe dar.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil