quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O que somos? Vocês se conhecem?

Somos seres integrados à natureza e participamos do dinamismo da vida, integrando com o ambiente, da mesma maneira que o ambiente interfere na fisiologia de cada organismo, ditando o ritmo da vida.
Existem vários ritmos: o de dormir e acordar, e o ritmo claro-escuro da rotação da terra, o da temperatura corporal, de secreção hormonal, de atividade celular, de desempenho cognitivo, da atividade motora, do comportamento alimentar e muitos outros, mas, todos estão sincronizados com sinais ou ciclos externos da natureza.
Os geradores, no ser humano é o SNC (sistema nervoso central) e o sistemas periféricos são órgãos, tais como o fígado, pulmão, intestinos etc.
Os relógios biológicos, recebem informações ambientais, os ritmos circadianos se repetem a cada 24 horas, são regulados pelo Hipotálamo, principalmente no núcleo supraquiasmático.
Esta área geram harmonia entre os sistemas e o relógio centrais e periféricos.
O que causam alterações a esses ciclos, são o modo que alimentamos, o nosso consumo alimentar diário, alguns nutrientes e o tempo de refeição, além do ciclo claro -escuro.
Se algo alterar este ciclo circadiano, poderá acarretar distúrbios hormonais, do sono e psiquiátricos, como a depressão, câncer e redução de qualidade de vida, além de doenças metabólicas como a obesidade.
Nosso organismo consegue prevenir o que ocorre externamente e reagir a mudança ambientais, porque há uma integração necessária, que chamamos neuro-endócrina-imunológica, que possuem o mesmo receptor peptídeo.
Somos seres que estamos sob influência de processos rítmicos ambientais a todo instante, uma vez que nossa organização sistêmica é influenciada por modificações da Terra, por suas atrações e interações com outros planetas e astros, assim como com outras galáxias, resultando em ciclos associados com o dia e noite, estações do ano e oscilações das máres.
Temos fatores doadores de tempo ou sincronizadores como o sol, e outros fatores não geofísicos como os alimentos.
Como é necessário uma alimentação natural.
Um exemplo, e a troca de fuso horário, quem faz viagem longas, este desorganiza o ritmo sono / vigília, assim como a luz do sol (geofísicos).
Além desses ciclos, temos os infradianos, que é um ciclo circalunar e os circamáres,  e os ultradianos, que são aqueles que controlam o batimento cardíaco a frequência respiratória e o disparo dos potenciais de ação dos neurônios.
Em relação aos ciclos de alimentação, terá resposta boa se a sua alimentação é equilibrada natural, e resposta ruim se sua alimentação for rica em excesso de carboidratos simples, e gordura trans, assim como o excesso de carne vermelha, refrigerantes e bebidas destiladas, assim como o cigarro e outras drogas,  por que sua taxa de glicose será alterada para ser alta.
O SNC (sistema nervoso central ) vai agir na formação de corticosterona e na formação da MLT (melatonina)  essênciais a vida humana.
Assim como o sistema nervoso autonômico e o hipotálamo o núcleo supraquiasmático controlam o ritmo biológico, este núcleo é o principal relógio da hierarquia do sistema de controle temporal, dos osciladores centrais e periféricas.

Dr. Alexandre Machado

Reflexão:
Jesus veio ao mundo para nos dar vida, e vida em abundância.
Esta vida está disponível aos que se envolvem com Ele, os que escolhem entrar pela porta estreita e andar pelo caminho apertado, que é o único que conduz à vida.
Que caminho é esse de que fala Jesus?
É o mesmo ensinado pelo Deuteronômio (AT) e por toda a Bíblia (Antigo e Novo Testamento), caminho que o próprio Jesus trilhou como ninguém: o caminho do cumprimento da vontade de Deu.
A escolha diante da qual Deus nos coloca é inadiável, é para hoje.
Não podemos demorar.
Retardar essa decisão significa continuar sofrendo, com ressentimento, medo, pânico e amargura desse mundo, longe de Deus.
Agora é a hora de começar vida nova com boas novas deixado por Jesus.
A escolha é intransferível, cada um de nós deve fazê-la por si mesmo.
A palavra de Deus se dirige a cada membro do povo de Deus, na segunda pessoa do singular, ao tu individual.
A escolha é exclusiva, servir só a Deus, pois só há felicidade junto a Ele, o único deus vivo e verdadeiro, o único que pode socorrer.
Outros deuses são enganadores e ilusórios, são criados pelos homens.
Qualquer outra opção é danosa.
A escolha é definitiva, para sempre, sem voltar atrás.
Não fiques ligado em denominações, ou em pessoas que vocês as vejam como lideres, não somos de Paulo, Thiago, Apolo etc. mas somos de Jesus nosso discipulador único.
Seja assim a sua escolha hoje e sempre.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil