terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O QUE SABEMOS SOBRE A DEPRESSÃO E ANSIEDADE PARTE I

São os males da mente mais prejudiciais e limitantes entre todos os grupos de doenças, sendo a depressão, individualmente, a mais incapacitante delas.
Para economia são gigantescas as perdas devido a falta das pessoas em seus respectivos trabalhos.
Este mal atinge principalmente mulheres em seus períodos férteis e mais produtivos.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2030, o mal seria responsável por 9,8% do total de anos de vida saudável perdida pela doença. Por incrível que pareça este índice foi alcançado em 2010.
A depressão atinge hoje quase 7% da população mundial, cerca de 400 milhões de pessoas, colocando enorme peso em suas famílias e roubando da economia a energia e o talento destas.
O custo da depressão ao mundo, hoje é cerca de US$ 800 bilhões (mais de R$ 2 trilhões), com previsão de dobrar em 20 anos.
Quando os pais estão em estado de depressão, afetam a vida das crianças e das famílias, pois parece que há uma transmissão dos comportamentos depressivos para os filhos, até mesmo na gravidez.
Muitas das pessoas deprimidas apontam como causa desta, problemas com a saúde, questões  familiares e perdas de pessoas queridas.
O mesmo ocorre na ansiedade, para espanto geral, há pessoas que trocam os antidepressivos e ansiolíticos por medicamentos da classe dos betabloqueadores, tais como o metoprolol, que são indicados para uma série de doenças cardíacas, como arritmias e angina.
Sabemos que na crise de pânico que aparece do nada, relatam que o coração acelera, ficam pálidas e sentem muita ansiedade, pensam que vão enfartar.
Ao sentirem os sintomas, ficam ainda mais nervosos, por isso recorrem ao betabloqueadores, que controlam os sinais como palpitações e tremores comuns nas doenças cardíacas.
Ao fazer o uso nos transtornos da ansiedade, têm a percepção que o problema está resolvido.
Com o uso da internet e das redes sociais o uso desses medicamentos têm sido intensificados.
Por ser um medicamento mais barato que os antidepressivos e ansiolíticos, apesar de serem tarja preta, são fáceis de comprar em muitas farmácias.
Estes medicamentos são para controlar a pressão arterial, se o usuário não é portador de hipertensão, nem doenças cardíacas, tipo arritmia, mesmo em dose baixa, podem alterar o ritmo cardíaco e baixar a pressão perigosamente.
O objetivo: dar fim às crise de ansiedade, que os ansiolíticos e antidepressivos não ajudam a ninguém.
Estas pessoas sentem do nada um coração acelerado, ficam pálidas e sentem taquicardia e uma sensação horrível de parada cardíaca.
Após o uso desses medicamentos, as pessoas têm uma sensação de que o problema está resolvido.
Muitas pessoas tomam estes medicamentos, porque ouvem dizer que é bom para não ficar nervosos no seus dia-a-dia, principalmente naqueles dias em que têm uma tarefa urgente pela frente.
Além disso, estes bloqueadores levam há depressão forte, caso haja uma tendência.
A depressão deveria ser colocada como tema no centro do desenvolvimento humano.
O que é uma depressão?
É um conjunto de emoções negativas que se manifestam, ora como causa, ora como efeito, em três campos: biológico, psicológico e social.
Sabemos que através de pesquisas nos EUA, que a emoção e a saúde são estritamente vinculadas e que a tristeza reduz a imunidade.
Devemos ao invés do uso destes medicamentos, que têm efeito nefasto ao organismo, exposto acima, estimular as emoções positivas através de alimentos naturais e os mananciais da medicina ortomolecular e ortossistêmica.
Não devemos esquecer que, tanto nas emoções negativas quanto nas positivas, é preciso ser levado em conta; que elas têm o padrão estrutural (aquilo que é constante, que não varia, que se manifesta no funcional, que tem algo de individual) do temperamento, da idade, do sexo, e da influência ambiental em que vive.
O motivo de alegria de alguns, causam desconforto em outros.
Há pessoas que mudam de humor com a virada do tempo, alterações climáticas, mais ou menos luz, chuva iminente, diferenças na temperaturas, etc.
São as depressões sazonais muito conhecidas nossa.
O fato é que a depressão pode ser evitada e, nisso, a nutrologia, ciência do alimento correto em medicina, desempenha um papel extremamente importante.
O problema grave é que os laboratórios farmacêuticos lucram com esse mal que está crescendo no mundo todo e contam com o endosso da medicina tradicional, para a qual o sintoma é igual a medicamento.
Mas tudo isso irá mudar quando a depressão for encarada como uma combinação de causas em que a diversidade biológica pode estar envolvida, num conjunto que podemos chamar de estressores psicobiológicos que afetam o córtex e o subcórtex cerebral, em suma o organismo como um todo.  
Fim da primeira parte.
Dr. Alexandre Machado










.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil