quarta-feira, 26 de novembro de 2014

VOCÊS CONHECEM A MELATONINA (MLT).

O ciclo terrestre (circadiano) de dia e noite governa nossas vidas.
Quando o sol se põe, a escuridão avança e desencadeia uma série de eventos moleculares que vão dos nossos olhos à glândula pineal que secreta no cérebro um hormônio chamado melatonina.
Quando a melatonina fixa-se nos neurônios, ela altera o ritmo elétrico deles, guiando o nosso cérebro para o reino do sono, ou melhor para a reparação de todo o organismo, seja humano ou animal.
Ela é também encontrada no reino vegetal.
A melatonina, segundo estudos atuais, apareceu cerca de 700 milhões de anos atrás.
Na Alemanha, Instituto Europeu de Biologia Molecular, estuda-se as atividades de genes na produção de melatonina e de outras moléculas relacionadas ao sono.
Durante muitos anos eles compararam a atividade desses genes em vertebrados e num invertebrado com parentesco remoto ao ser humano, é um verme marinho chamado ¨ Platynereis dumerilii ¨.
Foram estudados os vermes como larvas de 2 dias de idade.
Muitos deles passam as noites perto da superfície do oceano, alimentando-se de algas e outros pedacinhos de comida.
Em seguida, eles passam o dia em lugares mais profundos, onde se podem esconder de predadores e dos raios ultravioletas do sol.
Descobriram que algumas células nas larvas produzem proteínas captadoras de luz, as mesmas que produzimos em nossos olhos para ligar e desligar a fabricação de melatonina.
Os vermes produzem melatonina só durante à noite como o ser humano.
Estes vermes sobem a superfície, quando o sol está fraco e produzem a melatonina. Ao fazer isso, os cílios vibratórios, induzindo um ritmo constante de descargas elétricas, vão se congelando e até que param de vibrar completamente, aí os vermes descem na profundeza do oceano para repousar.
Qual é o papel da melatonina (MLT) no ser humano?
A glândula pineal (ou epífise) é uma estrutura central localizada no cérebro.
Seu peso varia de espécie para espécie, pesando cerca de 100-150 mg no homem.
O nome pineal provém de sua forma em cone de pinheiro ¨ Pine¨.
Nas espécies inferiores acha-se envolvida com o escurecimento da pele e, em algumas, tem sido referida como o ¨ Terceiro Olho¨.
No homem, infelizmente, encontra-se calcificada, daí ser considerada, até algum tempo atrás, como um órgão rudimentar, sem função.
Ledo engano, senhores e senhoras!
Seu componente celular é o pinealócito, que é muito vascularizado, sendo inervado principalmente pelo simpático (gânglio cervical superior).
A melatonina é sintetizada a partir do triptofânio (aminoácido essencial encontrado nas proteínas, por exemplo:  Leite, ovos caipira, carnes orgânicas.
Esta atividade de síntese se dá, principalmente, durante a noite através da ação de uma enzima: a N-acetiltransferase (NAT).
O ritmo de produção se dá no chamado núcleo supraquiasmático, que comanda a secreção e o ritmo de liberação da melatonina, ou seja, relógio biológico.
Pasmem vocês, o pico da melatonina, está alto até crianças com dez anos de idade, na puberdade vai diminuindo paulatinamente, e cai totalmente na idade madura, devido à calcificação da mesma.
Quais são as funções da melatonina (MLT)?
1- É um antioxidante mais importante do organismo:
Combate os radicais Livres (RL), que são substâncias altamente deletérias formadas a partir do Oxigênio molecular.
A melatonina combate todos os Radicais Livres do organismo à noite.
A MLT (indolamina) é considerada como o mais potente varredor de RL endógeno (dentro do organismo) e, graças à sua natureza lipofílica, consegue penetrar facilmente nas células e desempenhar eficientemente a sua função antioxidante.
A melatonina (MLT) tem um papel importante no sistema imune (nossa defesas), é a proteção contra substâncias e partículas estranhas.
A Sua função é a de distinguir o ¨ SELF ¨ (substância própria do organismo) do ¨ NOT  SELF ¨ (substâncias estranhas ao organismo) e tentar eliminá-las.
A melatonina combate o câncer, através da formação das células NK (Natural Killer).
A melatonina (MLT) repara o cérebro no sono profundo, completando as cinco etapas.
A melatonina retarda o envelhecimento geral, através de um sono reparador, principalmente nos idosos.
Vocês adolescentes e crianças que vivem de madrugada navegando na internet, deixam de aproveitar esta maravilha que Deus nos deu de graça, que é a ação da melatonina durante à noite.
A melatonina (MLT) age prevenindo as doenças cardiovasculares, diminuindo a oxidação da LDL, o que vocês chamam de colesterol ruim erradamente.
Aprendam a comer corretamente e viverão ao longo dos 100 anos com saúde física e mental.
Sabemos que a radiação seja ela qual for, até de uso de celulares constante, assim como os exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada, diminuem a melatonina drasticamente, assim com a luz solar com suas radiações  perigosas.
Devemos ter muito cuidado com os agentes físicos: medicamentos, tais com os Antiinflamatórios (Aspirina e  Indometacina), os Betabloqueadores (Propanolol (Inderal), Atenolol, Metoprolol etc..) , os Bloqueadores de Cálcio (Bepridil, Diltiazen (Cardizem), Verapamil, Nifedipina (Adalat), todos sem exceção destroem a melatonina. É por isso que, os pacientes cardiopatas e coronáriopatas não dormem naturalmente, e é preciso de medicamento para dormir, o que perde totalmente a reparação do organismo.
Prestem bem atenção, a alimentação natural com alimentos orgânicos, sem defensores agrícolas e agrotóxicos, estimulam a melatonina (MLT) mesmo na idade avançada.
Você crianças e adolescentes, durmam por noite um sono reparador, com isso terão uma mente criativa para o restos de suas vida acadêmica ou profissional.
Fim
Dr. Alexandre Machado


Como saímos da escuridão:
¨ O que digo às escuras, dize-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados¨ Mateus 10.27.
Nunca estamos sozinhos, seja fisicamente, emocionalmente, nas doenças mortais, pois estamos firmemente convencidos de que Deus está conosco sempre.
Quando perdemos um ente querido, nossa vida sucumbi em momentos rápidos, estamos na mais total escuridão da alma.
Mas ¨ o Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações ¨.
ELE nos enviou muitos amigos e amigas que vivenciaram o mesmo tipo de infelicidade que nós estamos sentindo.
Eles disseram as palavras certas e fizeram as coisas certas para aquele momento de dor da perda.
Muitos deles ficam em silêncio, são pessoas enviadas por Deus.
Aprendemos que Deus usa as pessoas que vivenciaram a dor da perda e a aflição para consolar as outras, cujo desespero é tão avassalador que lhes rouba a paz e a alegria.
Quando estamos sofrendo, Deus vai ao nosso encontro no nível mais profundo de nosso sofrimento e nos consola como ELE é capaz de fazer.
Amado e glorioso Deus misericordioso, ajuda-nos a confiar em Ti.
O que aprendemos na escuridão, Deus usará para trazer a sua maravilhosa Luz.


















.