sábado, 22 de novembro de 2014



 Ciclo de Palestras - Mente Criativa








sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O PERIGO DAS NOSSAS ESCOLHAS

O consumo de refrigerantes, além de contribuir para o aparecimento da diabetes, da  obesidade, da osteoporose, da TPM (tensão pré-menstrual), também provoca o envelhecimento precoce do material genético.
Cientistas americanos provaram que quanto maior o consumo de refrigerantes com açúcar, menores são os telômeros dos cromossomos dos indivíduos, tanto os jovens quanto os mais velhos.
Sabemos que nas mulheres a tensão pré-menstrual (TPM) é uma das queixas mais frequentes entre mulheres, atingindo cerca de 40% da população feminina no menacme.
O que é menacme? É considerado o período fértil, que vai da menarca (primeira menstruação) até a menopausa.
Estudos científicos mostram que o excesso de radicais livres é causado pelas escolhas que fazemos no dia-a-dia da alimentação.
Esta síndrome apresenta vários sintomas, alguns são: ansiedade, depressão, aumento do apetite, fadiga, desordem do sono, capacidade de concentração reduzida, ganho de peso, edema, aumento do volume abdominal e cefaleia etc.
Segundo Abraham, a TPM pode ser dividida em quatros tipos.
Mas, as escolhas alimentares são fundamentais para o equilíbrio estrogênio / progesterona na mulher e se houver muito uso de refrigerantes, gorduras e frituras, assim como carboidratos simples, contribuirá para esse desequilíbrio.
O mesmo ocorre na função dos ossos no organismo.
Os refrigerantes, assim como os enlatados e adubos, competem com o cálcio e outras vitaminas e minerais, por serem ricos em fósforo, fazendo com que a osteoporose se instale precocemente.
Um alerta a todas as mulheres jovens ou com idade avançada: o leite só é rico em cálcio, na osteoporose necessitam tanto do cálcio quanto do magnésio, encontrado nas verduras (folhas verdes) e nos legumes etc.
O mesmo podemos transferir para a impotência masculina, visto que o excesso de radicais livres, proveniente do hábitos de vida errados, alteram a relação do óxido nítrico, que é um vasodilatador potente natural.
O Viagra nada mais é do que uma química que estimula a formação do óxido nítrico, só que este aumentará o óxido nítrico, em todas os órgãos do organismo, por isso poderá ter efeitos colaterais mais graves.
Por que em vez da química não usamos os nutracêuticos que tem o mesmo papel e sem efeitos colaterais?
Os cromossomos são estruturas do núcleo das células onde está abrigada a maior parte do material genético, permitindo que as células se dividam e substituam as que morrem.
Quando o organismo está com excesso de radicais livres, este processo de apoptose celular natural está sendo bloqueado e por isso esta célula se torna imortal, é o câncer que surge.
Durante o envelhecimento natural o encurtamento dos telômeros vão fazendo com que o corpo perca a capacidade de regeneração.
Estes telômeros estão presentes na regeneração geral do organismo, e o bom hábito alimentar é que protege desta degeneração, revitalizando o núcleo celular.
Os telômeros vão se encurtando a medida que nós comemos alimentos que  são classificados de ¨ comidas mortas¨, isso é, fazem um quadro conhecido como ¨fome vazia¨.
Muito cuidado com os embutidos (linguiças, salsichas, frios, açúcares, os adubos não orgânicos, a cafeína, os refrigerantes principalmente os colados), são os roubadores dos nossos minerais e vitaminas mais importante nessa relação com o núcleo celular.
Fim
Dr.  Alexandre Machado

¨ Fica aí uma pergunta, por que Deus em fazer o designer inteligente, nos deu a natureza como escolha divina, e nós insistimos em ter um hábito alimentar errado, não natural, criado pelo homem que visa somente os lucro e a facilidade¨