terça-feira, 14 de outubro de 2014

AUTOMUTILAÇÃO

 Não acredito que estamos frente a uma ¨epidemia¨, de um castigo autoinfligido para, na ótica dos jovens, minorar sofrimentos emocionais ou psicológicos.
Nascer é embarcar numa aventura que cada um de nós desejamos viver do seu jeito e da melhor maneira possível.
Mas o sucesso e os quilômetros que vamos percorrer em nossa viagem dependem dos recursos que levamos na mochila.
E, dois tipos de informações desempenham um papel fundamental.
Um deles se refere, ao conhecimento que temos sobre os recursos externos que estão ao nosso alcance.
Para obter o outro, o ser humano precisa voltar para dentro de si, em busca dos recursos internos, ou seja, aqueles que o dispõem e o capacitam a enfrentar as batalhas da vida com bons resultados.
Os orientais acreditam que todo ser humano poderá garantir sua felicidade ao longo de sua itinerância pelo planeta, em que atravessa vales, escala montanhas, visita cidades e povoados, o que tem tudo haver com saúde física e mental, desde que adote e seja fiel aos procedimentos reunidos num método que inclui o mantra e cuja a finalidade é colocá-lo em estado de meditação.
Temos também um método chamado ¨relax¨, criado e proposto por Herbert Benson, porque este não leva ao fanatismo.
Benson, pesquisador do Mind and Body Medical Institute, da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, afirma que, em todo ser humano, as propriedades de cura podem ser ativadas através do relaxamento.
Ele chegou ao relax quando estudou os ensinamentos do Maharish, descobrindo que eles poderiam ser decodificados como um reflexo psicológico da relaxamento, para melhorar o sistema imunológico e a respiração da pessoa.
Acabou se tornando famoso nos EUA, porque tirou desses ensinamentos a aura de misticismo que os cercam no Oriente, provando que o estado de meditação também pode ser atingido através de técnicas que induzem um reflexo de relaxamentos dos músculos esquelético (que correspondem a 40% do peso corporal), permitindo que a pessoa descanse e acumule energia rapidamente.
Somos pura química e energia.
O relax produz feixes de ondas cada vez mais potentes das correntes inibitórias que descem da região frontal do cérebro como o treino da vontade.
Elas podem ser medidas por sensores eletrônicos, tais como as placas iridiadas de Edmund Jacobson, fisiologista da Universidade de Harvard e criador da escola ativa de relaxamento progressivo nos EUA.
Na escola da Alemanha, Johann Heinrich Schultz, propõe o treinamento autógeno, ou seja, usar a imaginação, que leva ao transe, trabalhando o peso do corpo, o calor, os batimentos cardíacos, a respiração e até mesmo o frescor da testa.
Já Edmund Jacobson baseou sua teoria na constatação a que chegou através do eletroencefalograma e da eletromiografia: a de que a cada reação emocional corresponde uma tensão muscular.
Ele trabalhou a contração e o relaxamento de 30 grupos musculares para verificar como  poderiam ser controlados por meio da respiração.
Seu método foi  propor fazer exercícios respiratórios diários, para haver relaxamento e diminuir a tensão diária, que estas crianças são submetidas com seus afazeres diários.
Verificou que estes métodos de relaxamentos respiratórios, fazem com que o cérebro produza mais serotonina  e endorfina, neurotransmissores envolvidos na sensação de bem-estar.
A imunidade melhora muito, e ao mesmo tempo desbloqueiam os músculos e liberam a tensão e a emoção, fazendo que o corpo e mente se equilibrem.
Este método foi usado em várias crianças com tensão emocional alta, libertando-as desta, assim como em pessoas que têm cefaleia crônica, dores generalizadas crônicas, artrite, síndrome do cólon irritável e fibromialgias, um problema associado às disfunções psíquicas.
Não há nada de misticismo nisso.
E também não se trata de auto-sugestão, como alguns classificam o mantra, cuja a repetição entendem como um anestésico da mente.
Trata-se sim,  de controlar a respiração, de treinar o lobo frontal do cérebro para que envie correntes capazes de relaxar o músculo e a mente.
As pessoas que praticam essa técnica de forma sistemática aumentam o poder de concentração de sua mente consciente para a vontade, ou seja, o voluntário impondo-se ao involuntário, controlando-o.
Todos os jovens, assim como os adultos deveriam fazer estes exercícios respiratórios diariamente, porque eles aumentam os hormônios que vão regenerar seus cérebros definitivamente, assim a automutilação, a depressão, a ansiedade e o pânico não mais existirão.
A alimentação natural, rica em aminoácidos vitaminas e minerais, assim como em fibra são essenciais para que o organismo reaja satisfatoriamente. 
Fim
Dr. Alexandre Machado

¨ EU SOU a vida¨.
Quando Jesus se apresenta como a vida está querendo mostrar que é a verdadeira fonte da vida. É uma vida dada por Deus que consiste em conhecer o único Deus e Jesus Cristo; uma vida que começa aqui com Filho de Deus e que vai até a eternidade. Aleluia
Jesus respondeu.
¨ Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai e não ser por mim¨. João 14.6.
Simão Pedro respondeu:
Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o santo que Deus enviou. João 6.68-69.
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todos aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna, a cruz e o sangue que Ele derramou nos mostra isso.
Jesus é o pão da vida.