quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O QUE SÃO OS RETARDADORES DE CHAMA?

Um pesquisador de saúde pública do Texas, Arnold Schecter, encontrou traços de retardadores químicos de chamas no leite materno de mulheres americanas.
Descobriu que estes e outros produtos tais como, pesticidas e inseticidas e os defensores agrícolas que estão localizados na  maioria dos casos na gordura humana.
Isso nos reporta ao quadro da obesidade mundial que está se alastrando ultimamente.
Tudo leva a crer que os compostos químicos passaram da gordura corporal para o leite materno, que é transmitido ao filho recém nascido.
Como o leite materno é rico em gordura saudável para o bebê, junto dela encontrou-se também, éteres de difenila polibromados, ou PBDEs, que ficam armazenados nos lipídios, assim como, quase todos os agrotóxicos usados ultimamente.
Como os retardadores de chama estavam penetrando no corpo das mulheres?
Para a maior surpresa, descobriram que estes compostos químicos estavam vindo através da alimentação.
Ao estudar os produtos dos supermercados, descobriu-se que os ricos em lipídios, tais como manteigas, manteigas de amendoim, margarinas, bacon, até o nosso querido salmão, feijões apimentados industrializados, frios diversos e outros produtos industrializados que tenham lipídios, estavam ricos em retardadores de chama.
Não foram pesquisados outros agrotóxicos, assim como os metais pesados.
O uso de substâncias químicas tiveram um aumento na década de 1970, quando os fabricantes passaram a incluir materiais sintéticos e plásticos que queimam rapidamente.
Hoje cerca de 1,5 milhões de toneladas desses compostos são usadas a cada ano no mundo.
Esses retardadores de chama parecem que têm efeito cancerígeno para os humanos.
Alguns deles têm ação em alguns hormônios, especialmente na tireoide, e outras como o PBDEs afetam o desenvolvimento do cérebro.
Por incrível que pareça, estes retardadores de chama já foram  encontrados nos pinguins e nos ursos  polares e nas orcas do Ártico.
Assim como nos falcões e corujas norte-americanas, nos ovos de aves na Espanha, peixes no Canadá. e, indiretamente em abelhas, no Brasil foi encontrado no mel, assim como no Marrocos, Espanha e Portugal.
Por incrível que pareça estes produtos  foram encontrado em: residências, escritórios, trens e metrôs, automóveis e aviões comerciais.
Estudos recentes mostraram que cabinas de avião comercial contêm níveis assustadores de retardadores que se desprendem de assentos, latas de lixos e até da cortina que divide a primeira classe da classe econômica.
Muito cuidado mães, estes produtos foram detectados em material para os bebês.
Por exemplo, se uma pessoa vai fazer camping, em lugares com temperaturas altas, parece que os compostos se desprendem do tecido da barraca.
Será que estamos absorvendo estes produtos pela respiração?
Por termos uma atividade muito intensa, a propagação desse material é imensa.
Estes   compostos são  as vezes pulverizados nos tecidos e espumas usados em móveis, em lugar de serem fundido com os materiais.
Por estas razões eles vão se desprendendo e juntam- se à poeira do ar que respiramos.
Muito cuidado com os aspiradores de pós, devemos fazer o serviço, com luvas e máscaras.
Pergunto a todos, será que eles são extremamente necessários a na nossa vida diária.
Antigamente, acreditavam-se que todos os problemas intestinais tinham como causa as parasitoses.
Fossem gases, dores, diarreias ou prisão de ventre, tudo era atribuído às giárdias, amebas e outros
habitantes indesejados do intestino.
Sabemos hoje que o uso constante de antibióticos, anti-inflamatórios, corticoides, e a ação dos metais pesados, assim como dos retardadores e outros defensores agrícolas, que com o tempo irão aumentar a permeabilidade intestinal, causando problemas de alergia e até doenças degenerativas cerebrais, assim como, depressão, pânico, ansiedade e até psicose, e se houver muita inflamação crônica, haverá ataques de radicais livres por um certo tempo, causando alterações genéticas.
Fim.
Dr. Alexandre Machado

Nos Cristãos nos aperfeiçoamos nas nossas fraquezas.
Em 2 Coríntios 12.9, o apóstolo Paulo disse ¨  Então ele me disse: era uma conversa que ele teve com o Senhor, A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza¨.
O apóstolo Paulo expressa  pensamentos semelhantes sobre seu espinho na carne.
Qualquer que tenha sido o espinho, ele o considerava um obstáculo em seu trabalho pelo Senhor e orou pedindo a Deus que o removesse.
Mas a resposta do Senhor foi ¨Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza¨.
Paulo acabou por se dar conta de que, de certa forma é melhor assim.
O poder de Deus manifesta mais plenamente quando reconhecemos nossa fraqueza e dependência.
Devemos estar no deserto o tempo todo, porque é lá que ouvimos sua voz e sua graça.
Só isso basta.

MAIS ANTIOXIDANTES TRAZEM ALGUNS BENEFÍCIOS PRÁTICOS?

Todos nós sabemos que os alimentos orgânicos, apresentam um nível elevado de antioxidantes e de menos pesticidas em frutas, grãos e legumes orgânicos, se comparados a safras produzidas convencionalmente.
Estudos demonstram que os alimentos orgânicos são definitivamente mais saudáveis para quem consome, e revelam o impacto de saúde para quem adotar uma dieta natural.
A OMS, diz:¨ Depois de todos esses anos de trabalho, os pesquisadores chegaram a conclusão: O Brasil, cujo nível de desenvolvimento ainda é baixo, a taxa de câncer de mama e outros cânceres é equivalente à dos países ocidentais mais industrializados¨.
Muitos de nós perguntam se esses fenômenos se devem ao consumo muito elevado de carne, aproximadamente três vezes ou mais por dia e o uso constante de farinhas industrializadas brancas, assim como açúcar refinado e gorduras vegetais hidrogenadas, gorduras trans (que são encontradas também em bolos, sorvetes e tortas, que não são feitos de pura manteiga, e todos as gorduras animais desequilibradas em ômega-6).
Ainda assim, vários autores mundiais apontam que outros estudos sugeriram que alguns dos antioxidantes identificados foram associados a riscos mais baixos de câncer, depressão, pânico, ansiedade, doenças degenerativas cerebrais, tais como doença de Parkinson e o Alzheimer e outras patologias neurodegenerativas.
Na Universidade de Stanford, na Califórnia, eles constataram poucas diferenças entre o conteúdo nutricional de alimentos orgânicos e o de alimentos cultivados convencionalmente.
O estudo de Stanford como o novo, identificou nas frutas, legumes e grãos, altos resíduos de pesticidas algumas vezes elevados acima do aceito.
A agricultura orgânica elimina o uso de fertilizantes químicos convencionais e pesticidas.
Essas práticas resultam em safras menos generosas.
O que é contestado, e ferozmente, é se os frutos e legumes orgânicos oferecem vantagens nutricionais.
Há vários pesquisadores que não constatam diferenças nutricionais significativas entre elementos convencionais, ricos em pesticidas e os orgânicos.
A verdade é que as safras orgânicas contêm 17 a 20 % mais antioxidantes do que aquelas cultivadas convencionalmente, que nós entendemos ser alimentos pro-oxidantes, aumentando a inflamação orgânica.
Charles Benbrook, professor da Universidade Estadual de Washington e outros pesquisadores do ramo das indústrias alimentares, diz que a nova análise aperfeiçoa revisões anteriores, em parte porque incorpora estudos mais recentes.
As constatações se enquadram à expectativa de que, sem pesticidas, as plantas produziriam mais antioxidantes, muitos dos quais servem como defesa contra pestes ambientais, mas tendo uma ação altamente eficaz contra doenças degenerativas, tipo câncer no organismo humano.
O estudo também constatou que alimentos, especialmente grãos orgânicos contêm níveis mais baixos de cádmio, metal tóxico, trazendo problemas de saúde mais sérios que o chumbo.
Este cádmio pode produzir hipertensão arterial, lesão dos rins e fígado, anemia e uma série de sintomas devido à inibição de enzimas de nutrientes.
A lesão renal pode acontecer pelo fato de o cádmio competir com o oligoelemento zinco em várias enzimas e proteínas.
O rim é rico em enzima contendo zinco, fundamental à sua função.
A alta ingestão de cálcio pode proteger parcialmente contra a assimilação de cádmio, o mesmo ocorrendo com o zinco, selênio, cobre, ferro e vitamina C.
A intoxicação alta de cádmio pode ocorrer por solo contaminado pelos agrotóxicos, por ingestão de águas minerais levemente ácidas, e inalação.
Nos fumantes, o cigarro tem sido um dos principais agentes causadores de impregnação, cerca de 23 mcg  / maço.
O cádmio pode estar presente nos alimentos, na água e ar, centros urbanos contêm mais cádmio na atmosfera que as áreas rurais e o aumento da concentração ocorre na razão direta de industrialização.
A WWF (World Wildlife Fund). Richard é um pesquisador apaixonado pela natureza.
Esta fundação lançou uma campanha insólita para medir a taxa de diferentes produtos químicos tóxicos no organismo de pessoas, que se ofereceram como voluntárias.
Atônitas, descobriram que carregavam no corpo perto da metade dos compostos testados (49 sobre 109).
Quase tanto quanto os ursos polares.
A que ele atribui?
Sou um carnívoro, respondeu.
Na mesma pesquisa, 39 deputados europeus e 14 ministros da Saúde e do Meio Ambiente de vários países europeus foram testados.
Eram todos portadores de doses significativas de poluentes cuja toxicidade para homem é comprovada.
Treze resíduos químicos (ftalatos e compostos perfluorados) foram sistematicamente encontrados em todos os deputados.
Quanto ao ministros apresentavam, entre outros, 25 traços de produtos químicos idênticos: um retardador de chama, dois pesticidas e 22 PCB (bifenilos policlorados).
Essa poluição orgânica não estava reservada aos europeus, mas nos EUA descobriram 148 produtos químicos tóxicos no sangue e na urina de americanos de todas as idades.
Não há diferença entre metais tóxicos como o mercúrio e o chumbo.
Mesmo com as diferenças e as indicações de que alguns antioxidantes são benéficos, os laboratórios e pesquisadores das indústrias alimentícias e os responsáveis pela produção e distribuição dos agrotóxicos, assim como dos produtos, dizem que a questão é do ¨ e dai ¨ ?
A partir desse ponto, ¨tudo é especulativo¨, disse Marion Nestle, professora de nutrição, estudos da alimentação e saúde pública na Universidade de Nova York.
Vocês acreditam nisso?
FIM
Dr. Alexandre Machado
Bendito o homem que confia no SENHOR [....].
Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, Jeremias 17.7-8.
Amado Deus, ajuda-nos a encontrar a paz onde estivermos, mesmo em meio ao trauma e vida tribulada.
Mesmo na injustiça dos homens,
Dá-nos o poder e a graça de perdoar a todos os que nos feriram, cura-nos de todas as doenças, seja ela da alma ou do corpo físico.
Cura as nossas doenças mentais, nos dê uma vida abundante na tua glória.
Esta oração é que lhe faço em nome de Jesus. Amém.

OS INIBIDORES DO APETITE E AS ANFETAMINAS VOLTARAM NAS RECEITAS MÉDICAS E NAS PRATELEIRAS DAS FARMÁCIAS.

Desde 2011, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) havia proibido a venda, a produção e o uso de medicamentos do grupo Anfetaminas e derivados (Anfepramina, Femproporex, Mazindol, Orlistat, Rimonabanto e a controlada Sibutramina).
Estas substâncias que agem sobre o cérebro, aumentando o ritmo do coração e a pressão arterial e diminuindo o apetite, via Hipotálamo, eram até 2011 a droga da moda para as pessoas que não tinham conhecimento de uma alimentação natural.
A falta de conhecimento mata!!!
Nesta época foi dada a permissão de uso e comercialização da Sibutramina, que tem efeito antidepressivo, mas ao mesmo tempo age aumentando a saciedade.
O Senado Federal liberou nesta terça-feira (2/9/2014) a venda de três grupos de medicamentos emagrecedores que haviam sido vetados pela Anvisa em 2011.
Este texto aprovado não necessita da sanção presidencial e seguirá para ser promulgado em sessão do Congresso Nacional.
Por isso, após a promulgação, ficará suspensa a decisão da Anvisa.
Segundo a Anvisa e a boa medicina, estas substâncias do grupo anfetaminas e seus derivados causam sérios problemas com o uso prolongado.
O deputado do PSP, defende que a Anvisa, ao vetar as substâncias, está extrapolando sua função e defende que drogas devem voltar ao mercado, visto que outras drogas com o mesmo fim emagrecedor e a quantidade de cirurgias de redução do estômago cresceram muito.
Pasmem todos, até em crianças estão fazendo cirurgia de redução, não se importando com os seus efeitos colaterais maléficos para o resto da vida.
O que fazem estas drogas:
1- Agem no hipotálamo, região cerebral que controla a fome e a saciedade.
2- Influenciam a circulação de mensageiros químicos no cérebro, que regulam o apetite.
3- Por alterar a captação de neurotransmissores na placa neural competindo com os originais, diminuem o apetite e aumentam a saciedade (Sibutramina).
Vamos agora analisar cada um dos inibidores de apetite e seus efeitos colaterais, vale a pena usá-los?
1- Anfepramona.
Ação: É um catecolaminérgica. Liberação e bloqueio de receptação de noradrenalina que aumenta atividade simpática, reduz o apetite.
Efeitos Colaterais:
Nervosismo, cefaléia, agitação, insônia, vertigem, irritabilidade, depressão, precipita a psicose.
Hipertensão arterial, taquicardia, palpitação, arritmia cardíaca, dor tipo angina e hipotensão.
2- Femproporex.
Ação: É biotransformado para anfetamina.
Efeitos Colaterais:
Nervosismo, irritabilidade, inquietação, insônia, fraqueza, ou fadiga, cansaço, tensão, discinesia, confusão, tremores, ansiedade, euforia, depressão, agitação, incoordenação, precipita a crise de pânico, cefaleia e calafrios.
Baixa os leucócitos, células de defesas.
Aumenta a disúria , polaciúria e impotência.
3- Mazindol.
Ação: É um derivado dos antidepressivos tricíclicos com pouco risco de induzir dependência e abuso, não produz euforia.
Efeitos colaterais:
Os mesmos do Femproporex.
4- Orlistat.
Ação: É um inibidor da lipase gástrica e pancreática.
Reduz em até 30% a absorção de gordura da refeição com a qual foi tomada.
Efeitos Colaterais:
Cefaléia (31%), fadiga (7%), ansiedade, diarréia, esteatorréia sintomática (20%), urgência fecal, eliminação de flatus acompanhado de incontinência fecal de pequeno volume (20%), desconforto abdominal com flatus (25%),
Causam deficiência de vitaminas lipossolúveis.
5- Rimonabanto.
Ação: É um bloqueador dos receptores CB1 para paciente obesos.
Efeitos Colaterais:
Tontura, fadiga, ansiedade, náusea, diarréia, vômitos e hipoglicemia.
6- Sibutramina.
Ação: Inibidor da receptação de noradrenalina.
Aumenta a saciedade na hora da refeição, aumenta a termogênese.
Efeitos Colaterais:
Cefaléia, insônia, vertigem, sonolência, depressão, faringite, sinusite, laringite e tosse, devido a baixa da imunidade.
Causa insuficiência aórtica, taquicardia, vasodilatação, hipertensão, palpitação e dor torácica.
Tem interação medicamentosa grave.
Todos nós sabemos que matar a fome e nutrir o organismo para que ele se mantenha saudável nem sempre são sinônimos.
E isso acontece, em grande parte, por causa da ignorância em que as pessoas são mantidas com relação ao que comem e a como isso impacta sobre o seu cérebro, onde estão cerca de 100 bilhões de neurônios.
Em permanente e simultânea atividade, eles processam um enorme número de conexões, exigindo um altíssimo grau de energia, cujo alimento básico é a glicose.
Então, quando as pessoas acreditam que, enchendo o estômago com carboidratos simples, refinados, tais como, bolo, sorvetes, doces, pão, massas brancas, que são comidas que não contêm vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos, estão cuidando da sua saúde de forma adequada, na verdade elas estão cometendo um grave engano.
Estão abrindo a porta para o problema muito grave que é a ¨ Fome vazia¨ e ¨ Fome oculta¨.
Uma grande maioria das pessoas se tornam obesas, deprimidas, ansiosas e com síndrome do pânico, com quadro de psicose e até esquizofrenia se houver herança genética.
 Muitas morrem de infarto cardíaco e AVC cerebral, sofrem o depauperamento gradativo das funções do cérebro, transformando-se mais tarde em vítimas do mal de Alzheimer ou do Parkinson, em suma a perda da qualidade de vida.
O pior de tudo é a predisposição ao câncer.
Deixo uma pergunta:
Por que tomamos estes medicamentos, que deveriam ser banidos das prateleiras das farmácias, assim como dos receituários dos médicos, e não conscientizamos da verdadeira alimentação preventiva e curativa.
FIM.
Dr. Alexandre Machado

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardas do mal. Jo17.15
É fácil ter fé em Deus quando tudo está correndo bem, principalmente a parte financeira.
No entanto, quando as coisas, não estão correndo bem como nós queremos e buscamos, é provável que muitos de nós iremos duvidar de Deus.
Compreendo que ser cristão, significa que a vida terá seus altos e baixos, assim como os momentos de desesperos em relação aos fatos desse mundo.
Se analisarmos as vidas dos seguidores de Cristo, veremos que todos pagaram um preço alto, por seu amor e sua salvação.
A diferença é que, nós nunca estaremos sós, quando as dificuldades chegam à sua porta e a sua casa.
O Espírito de Deus estará conosco, se houver amor, fé, discernimento e sabedoria para ouvirmos de Deus os livramentos para sairmos das situações.
Mesmo nas circunstâncias de maior provação, podemos agradecer a Deus porque em meio a estas situações, nós frequentemente descobrimos o quanto Ele está próximo.
Que Deus abençoe a todos.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Por que não conseguimos superar nossos problemas emocionais.

Ao cortar uma árvore chamada Sequoia, quem visita o Estado da Califórnia, são árvores gigantes, os naturalistas nos mostram os anéis delas, que nos revelam a história de seu desenvolvimento, a cada ano.
Há por exemplo um anel que representa um ano em que houve terrível seca.
Há também outros anéis que falam de um ano que choveu demasiadamente.
Ali há um ponto em que a árvore foi atingida por um raio.
Aqui alguns anéis que revelam um desenvolvimento normal.
Um outro anel mostra um incêndio florestal que quase destruiu a árvore; outro mais revela um ataque da ferrugem e de outras doenças.
E tudo isso está gravado no tronco da árvore, como se fosse uma autobiografia de seus desenvolvimento.
Assim acontece também conosco, alguns centímetros abaixo da casca protetora, da máscara dissimuladora, acham-se registrados os anéis de nossa vida.
Ali estão as cicatrizes de mágoas antigas, dolorosas...como as do garotinho que acordou na manhã do dia de Natal e correu à janela dos fundos para ver seu sapatinho; e chegando ali encontrou nele apenas uma pedra suja, castigo por uma travessura qualquer.
Essa cicatriz fica a corroê-lo, causando todo tipo de problema em suas relações com os outros.
Ali está a descoloração de uma mancha trágica que enxovalhou toda uma existência... quando alguns anos atrás, um garoto ou um familiar próximo levou uma irmã ou uma colega e abusou dela.
E mais adiante as pressões de uma recordação penosa....quando uma criança tinha de correr atrás de um pai alcoolizado que estava a ponto de matar a mãe, e depois tinha de agarrar o facão antes que ele o fizesse.
Essas cicatrizes ficam enterradas por longo tempo e depois provocam mágoas e iras inexplicáveis.
E elas não são sanadas pela conversão, nem pela santificação no caso em que elas procuram ajuda em uma igreja evangélica, nem pelos outros benefícios comum da oração, muito menos pelas longas sessões de psicoterapia.
Tudo está registrado nos anéis de nossa mente e de nossa psique.
As lembranças estão gravadas; todas vivas lá dentro, elas vão afetar diretamente nossos conceitos, sentimentos e relacionamento com outros.
Vão afetar o modo como encaramos a vida, como vemos a Deus, os outros e a nós mesmos.
Muitos pregadores de igreja, dão aos ouvintes a enganosa ideia de que o novo nascimento e a plenitude do Espírito irão automaticamente, resolver esses problemas emocionais.
O mesmo ocorre com as sessões de psicoterapia.
Não é uma cura instantânea para nossos problemas de personalidade.
É necessário que compreendamos bem isto, primeiro, para que possamos aceitar-nos bem, e permitir que o Espirito Santo opere em nós, de uma forma toda especial, a fim de curar nossas mágoas e complexos.
Precisamos entender isso também, para não julgarmos os outros com dureza, mas termos paciência com aqueles que demonstram uma conduta contraditória e confusa.
Agindo assim, evitaremos fazer críticas injustas e julgamentos errados contra nossos irmãos.
Eles não são falsos, fingidos nem hipócritas, são pessoas, com formação errada, e nessas coisas interferem na conduta do momento.
Se compreendermos bem que a salvação não nos dá uma cura imediata dos males emocionais, teremos uma compreensão melhor com relação a doutrina da santificação.
É impossível saber o grau de espiritualidade de uma pessoa simplesmente pela observação de sua conduta exterior.
Mas não é verdade que pelos seus frutos os conhecereis (Mt 7.16), e, mas é verdade também que pelas suas raízes poderemos compreendê-los, sem julgá-los.
Mas alguns objetem:
O que você está fazendo? Rebaixando os padrões cristãos? Está negando o poder do Espírito Santo para curar nossos traumas?
Está dando uma saída fácil para nossas responsabilidades, para que joguemos a culpa  de nossos atos, de nossas derrotas e fracassos na vida, na hereditariedade, nos pais, professores, namorados, amigos e até em pastores, maridos ou esposas?
De modo nenhum.
O que estou querendo dizer é que existem certas áreas de nossa vida que precisam de um toque especial do Espírito Santo.
São coisas que estão fora do alcance das orações comuns, da disciplina, da força de vontade, e exigem um discernimento especial, precisam sofrer uma desprogramação, e passar por uma transformação remodeladora, com a renovação de mente.
E isso não acontece da noite para o dia, como uma experiência momentânea.
Quais são essas doenças emocionais? Uma das mais comuns é um profundo sentimento de desvalor, uma perene sensação de ansiedade, incapacidade e inferioridade, uma vozinha interior que vive a repetir: ¨ Não presto para nada. Nunca serei nada. Ninguém pode gostar de mim. Tudo que faço dá errado¨.
O que aconteceu?
Essa cicatrizes profundas precisam ser curadas.
Mas existe também um outro tipo de problema que, na falta de um termo melhor, denomino complexo de perfeccionismo.
Trata-se de um sentimento interior de insatisfação. ¨ Não consigo fazer nada. Nunca faço nada direito. Não consigo satisfazer nem a mim mesmo, nem aos outros, nem a Deus.
Esse tipo de pessoa está sempre procurando alguma coisa, sempre lutando, e geralmente carrega uma sensação da culpa, sempre impelida pelo que sente ser seu dever, ¨Devo ser capaz de fazer isso. Devo ser capaz de fazer aquilo. Tenho que melhorar¨..
Está sempre tentando subir, mais nunca chega ao alto.
Existe outro tipo de trauma emocional que podemos chamar de susceptibilidade. Em geral, a pessoa que é super sensível já sofreu muitas mágoas, É uma pessoa que desejou o amor, a admiração e a afeição de outros, mas só recebeu o contrário, e assim carrega profundas cicatrizes emocionais.
Muitas vezes, ela vê uma forma que os outros não sentem.
As pessoas muito susceptíveis exigem muito agrado. Em alguns casos, elas se tornam duras e insensíveis. É que sofrem mágoas, que, em vez de se tornarem sensíveis, camuflam o fato tornando-se ¨duronas.¨.
Querem se vingar nos outros. Assim, quase que inconscientemente, passam a vida a empurrar os outros para o lado, a magoar e dominar as pessoas.
E se utilizam de armas tais como dinheiro, posição, autoridade, sexo e até mesmo quando são palestrantes, nas  palestras tentam magoar as pessoas.
Depois há indivíduos que estão sempre cheios de temores. Às vezes o maior temor deles é o de fracassar. As pessoas que sofrem esse tipo de trauma têm apenas uma saída, nunca entram no jogo, ficam sentados nas laterais, dizem elas: ¨ Não aceito as regras do jogo; não gosto do juiz.
O que fazer:
1- Encarar o problema de frente.
2- Aceitar nossa responsabilidade no fato.
3- Perguntar a nós mesmos se desejamos realmente ser curados.
4- Perdoar a todos que estão envolvidos em nosso problema.
5- Perdoar a si mesmo.
6- Pedir a Deus para nos mostrar qual é realmente nosso problema.
Quais são as causas dos problemas emocionais?
1- Não receber perdão.
2- Não perdoar.
Dr. Alexandre Machado.
Jesus, como nosso médico, no jardim Getsêmani, pagou um preço por ser nosso Salvador para ser Emanuel Deus conosco.
Ele orou ao Pai ¨ A minha alma está profundamente triste até à morte¨ (Mt 26.37,38).
Ele está querendo dizer que o Senhor naquela hora passou por sofrimentos, sensações e sentimento de agonia tão forte que até desejou morrer?.
Isso quer dizer então,Senhor, que entende quanto estou deprimido que não quero nem viver mais?
No Salmo 22 ¨ Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se-me dentro de mim. Secou-se o meu vigor como um caco de barro, a língua se me apega ao céu da boca; assim me deitas no pó da morte¨ Salmo (22.14,15).
Quem já enfrentou a agonia de uma terrível solidão ou de um vazio patológico, quem já experimentou as mais negras crises de depressão, sabe que, quando estamos nesse abismo, a coisa mais difícil para se fazer é orar, pois não sentimos a presença de Deus.
Pois eu quero garantir-lhe que ele sabe, entende e sente suas fraquezas,
Jesus vive todas as suas sensações, pois, já passou por tudo isso.

Curso - Como ter uma mente criativa desde a infância.