quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MAIS ANTIOXIDANTES TRAZEM ALGUNS BENEFÍCIOS PRÁTICOS?

Todos nós sabemos que os alimentos orgânicos, apresentam um nível elevado de antioxidantes e de menos pesticidas em frutas, grãos e legumes orgânicos, se comparados a safras produzidas convencionalmente.
Estudos demonstram que os alimentos orgânicos são definitivamente mais saudáveis para quem consome, e revelam o impacto de saúde para quem adotar uma dieta natural.
A OMS, diz:¨ Depois de todos esses anos de trabalho, os pesquisadores chegaram a conclusão: O Brasil, cujo nível de desenvolvimento ainda é baixo, a taxa de câncer de mama e outros cânceres é equivalente à dos países ocidentais mais industrializados¨.
Muitos de nós perguntam se esses fenômenos se devem ao consumo muito elevado de carne, aproximadamente três vezes ou mais por dia e o uso constante de farinhas industrializadas brancas, assim como açúcar refinado e gorduras vegetais hidrogenadas, gorduras trans (que são encontradas também em bolos, sorvetes e tortas, que não são feitos de pura manteiga, e todos as gorduras animais desequilibradas em ômega-6).
Ainda assim, vários autores mundiais apontam que outros estudos sugeriram que alguns dos antioxidantes identificados foram associados a riscos mais baixos de câncer, depressão, pânico, ansiedade, doenças degenerativas cerebrais, tais como doença de Parkinson e o Alzheimer e outras patologias neurodegenerativas.
Na Universidade de Stanford, na Califórnia, eles constataram poucas diferenças entre o conteúdo nutricional de alimentos orgânicos e o de alimentos cultivados convencionalmente.
O estudo de Stanford como o novo, identificou nas frutas, legumes e grãos, altos resíduos de pesticidas algumas vezes elevados acima do aceito.
A agricultura orgânica elimina o uso de fertilizantes químicos convencionais e pesticidas.
Essas práticas resultam em safras menos generosas.
O que é contestado, e ferozmente, é se os frutos e legumes orgânicos oferecem vantagens nutricionais.
Há vários pesquisadores que não constatam diferenças nutricionais significativas entre elementos convencionais, ricos em pesticidas e os orgânicos.
A verdade é que as safras orgânicas contêm 17 a 20 % mais antioxidantes do que aquelas cultivadas convencionalmente, que nós entendemos ser alimentos pro-oxidantes, aumentando a inflamação orgânica.
Charles Benbrook, professor da Universidade Estadual de Washington e outros pesquisadores do ramo das indústrias alimentares, diz que a nova análise aperfeiçoa revisões anteriores, em parte porque incorpora estudos mais recentes.
As constatações se enquadram à expectativa de que, sem pesticidas, as plantas produziriam mais antioxidantes, muitos dos quais servem como defesa contra pestes ambientais, mas tendo uma ação altamente eficaz contra doenças degenerativas, tipo câncer no organismo humano.
O estudo também constatou que alimentos, especialmente grãos orgânicos contêm níveis mais baixos de cádmio, metal tóxico, trazendo problemas de saúde mais sérios que o chumbo.
Este cádmio pode produzir hipertensão arterial, lesão dos rins e fígado, anemia e uma série de sintomas devido à inibição de enzimas de nutrientes.
A lesão renal pode acontecer pelo fato de o cádmio competir com o oligoelemento zinco em várias enzimas e proteínas.
O rim é rico em enzima contendo zinco, fundamental à sua função.
A alta ingestão de cálcio pode proteger parcialmente contra a assimilação de cádmio, o mesmo ocorrendo com o zinco, selênio, cobre, ferro e vitamina C.
A intoxicação alta de cádmio pode ocorrer por solo contaminado pelos agrotóxicos, por ingestão de águas minerais levemente ácidas, e inalação.
Nos fumantes, o cigarro tem sido um dos principais agentes causadores de impregnação, cerca de 23 mcg  / maço.
O cádmio pode estar presente nos alimentos, na água e ar, centros urbanos contêm mais cádmio na atmosfera que as áreas rurais e o aumento da concentração ocorre na razão direta de industrialização.
A WWF (World Wildlife Fund). Richard é um pesquisador apaixonado pela natureza.
Esta fundação lançou uma campanha insólita para medir a taxa de diferentes produtos químicos tóxicos no organismo de pessoas, que se ofereceram como voluntárias.
Atônitas, descobriram que carregavam no corpo perto da metade dos compostos testados (49 sobre 109).
Quase tanto quanto os ursos polares.
A que ele atribui?
Sou um carnívoro, respondeu.
Na mesma pesquisa, 39 deputados europeus e 14 ministros da Saúde e do Meio Ambiente de vários países europeus foram testados.
Eram todos portadores de doses significativas de poluentes cuja toxicidade para homem é comprovada.
Treze resíduos químicos (ftalatos e compostos perfluorados) foram sistematicamente encontrados em todos os deputados.
Quanto ao ministros apresentavam, entre outros, 25 traços de produtos químicos idênticos: um retardador de chama, dois pesticidas e 22 PCB (bifenilos policlorados).
Essa poluição orgânica não estava reservada aos europeus, mas nos EUA descobriram 148 produtos químicos tóxicos no sangue e na urina de americanos de todas as idades.
Não há diferença entre metais tóxicos como o mercúrio e o chumbo.
Mesmo com as diferenças e as indicações de que alguns antioxidantes são benéficos, os laboratórios e pesquisadores das indústrias alimentícias e os responsáveis pela produção e distribuição dos agrotóxicos, assim como dos produtos, dizem que a questão é do ¨ e dai ¨ ?
A partir desse ponto, ¨tudo é especulativo¨, disse Marion Nestle, professora de nutrição, estudos da alimentação e saúde pública na Universidade de Nova York.
Vocês acreditam nisso?
FIM
Dr. Alexandre Machado
Bendito o homem que confia no SENHOR [....].
Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, Jeremias 17.7-8.
Amado Deus, ajuda-nos a encontrar a paz onde estivermos, mesmo em meio ao trauma e vida tribulada.
Mesmo na injustiça dos homens,
Dá-nos o poder e a graça de perdoar a todos os que nos feriram, cura-nos de todas as doenças, seja ela da alma ou do corpo físico.
Cura as nossas doenças mentais, nos dê uma vida abundante na tua glória.
Esta oração é que lhe faço em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil