segunda-feira, 11 de junho de 2012

O que sabemos sobre o lobos frontais? II parte

Foi Niessl Von Mayendorf ( 1908), que considerava o córtex pré-frontal a parte mais mítica do cérebro, Donath (1923), considerava os lobos frontais o assento da atividade mental superior.
Sabemos que o lobo frontal é o órgão mais avançado do corpo, responsável pela principais características que nos distinguem dos demais seres vivos, e nos permitem produzir obras de elevada sofisticação intelectual e sentimental.
O córtex pré-frontal é o córtex associativo do lobo frontal e representa a região filo e ontogeneticamente mais recente do encéfalo, sendo definido de forma convencional por dois critérios básicos:
1- Citoarquitetura
2- Conectividade
Em relação ao primeiro, apresenta a lâmina cortical IV, (lâmina granular, constituída por células em cesta, que são interneurônios com função de interconexão, integrativa), se conecta com o núcleo mediodorsal do tálamo e aferências das três  maiores áreas sensoriais provenientes dos lobos parietal, temporal e occipital.
O córtex pré-frontal projeta-se de maneira maciça para o hipotálamo, efetor final dos sistemas viscerais, endócrino e emocional, em outras palavras, esse córtex tem acesso a todas as entradas sensoriais pelas quais o indivíduo apreende o mundo exterior e a todos os sinais do domínio visceral.
Esse córtex, têm as áreas 10-15,25 e 27 de Brodmann, pelo fato de estar conectada de forma íntima ao sistema límbico e a área entorrinal, o que determina sua função na regulação dos motivadores biológicos.
O homem atual, Homo sapiens sapiens, tem um volume aumentado desta região, o que lhe proporciona a habilidade de saber, como sábio, que é sabio (sapiens sapiens).
Essa habilidade pode ser considerada uma sofisticação em um dos aspectos daquilo que chamamos consciência, podendo também significar um grande passo na evolução da habilidade de formular suposições, teorias, a respeito do próprio estado cognitivo e afetivo interno, uma modalidade inserida nas funções executivas.
Os lobos frontais e temporais inferiores estão apenas entre 11 e 17 % completos (em relação ao que é característico no adulto) ao nascimento, aos 4 anos, 83 %, aos 7 anos, 90 %.
O córtex pré- frontal, o aumento de seu volume é lento até os 8 anos, tornando-se mais rápido entre os 8 e os 14 anos, estabilizando-se a partir daí até adquirir o volume pleno aos 18 anos de idade.
A aquisição das funções executivas parece iniciar por volta dos 12 meses e, desde então, se desenvolve com lentidão, apresentando dois picos, um aos 4 anos e outro aos 18 anos, para depóis estabilizar na idade madura e declinar na terceira idade.
A velocidade de execução, a capacidade para resolver problemas mais complexos e a ativação das áras 12, 45 e 46 aumentam de forma progressiva com a idade,entre 18 e 24 meses de idade aproximadamente, o ser humano adquire a habilidade de se reconhecer no espelho.
O início da capacidade de autorreconhecimento nas crianças está correlacionado ao início do altruísmo, bem com à emergência de emoções autoconscientes.
O lobo frontal é a aquisição filogenética mais recente do SNC dos mamíferos atuais.
O desenvolvimento do SNC se dá no sentido caudo-craniano.
Os lobos frontais são para onde convergem sistemas funcionais volitivos, afetivos, perceptuais e cognitivos, dessa forma auxiliam na modulação e formatação do caráter e da personalidade, conceitos complexos e que se enraízam em mútiplas funções:
1- Programação e planejamento
2- Mobilização volitiva e funções motoras
3- Monitoração, modulação e controle
Sabemos que esta área se liga a suas conexões corticais e subcorticais, formando desta forma o sistemas e funções frontais.
Ou em outras palavras, a função executivas, resolução criativa de problemas, respostas flexíveis a contigências ambientais variadas, persistência em uma tarefa ou manutenção de um padrão de respostas apesar de estímulos distraidores: autocrítica, em vez de funções frontais.

O que é fruto do Espírito?
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
17- Porque a carne milita contra o espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são apostos entre si;; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
18-  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
19-Ora, as obras da carne são conhecidas e são: Prostituíção, impureza, lascivia
20-Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções
21-Invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
22- Mais o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23- Mansidão, domínio próprio.
Contra estas coisas não há lei.
24-E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e cuncupiscências.
25- Se vivemos no Espírito, andanos também no Espírito.
26- Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros Gálatas 5.16-26
.