quarta-feira, 25 de abril de 2012

O que é aptidão e bem-estar físico?

Existem muitas definições diferentes de aptidão física.
Muitos dos meus colegas, definem aptidão como ausência de doença.
Para atletas aptidão por meio de escores em um teste de endurance (isto é, período de tempo necessário para completar uma maratona).
Outros órgãos medem a aptidão como, medida de força. do vigor e da flexibilidade do corpo.
Eu tenho minha definição, como a capacidade geral metabólica de adaptar-se a responder favoravelmente ao esforço físico, que na verdade é um estresse oxidativo (excesso de Radicais livres).
O que é bem-estar?
Está relacionada a um esforço contínuo de se permanecer saudável a fim de se conseguir o mais alto potêncial para o bem estar total.
Os cientista do exercício encaram a aptidão física de uma perspectiva relacionada à saúde envolvendo quatro componentes básicos: endurance cardiovascular, força e endurance musculares, flexibilidade articular e composição corporal.
O desempenho de uma pessoa em cada componente da aptidão relacionada à saúde não se mantém fixa; ao contrário, cada um deles pode melhorar da maneira significativa a partir de um programa de exercício regular.
Para aprimorar a aptidão física global relacionada à saúde, a pessoa terá de enfocar o treinamento em cada uma dessas categorias.
A conquista de um alto nível de aptidão física global relacionada à saúde não garante necessariamente a obtenção de uma boa saúde, conforme indicado pelos componentes do bem -estar, que são:
1-Segurança
2- Sexualidade
3-Nutrição Apropriada
4- Aptidão Física
5- Educação de Saúde
6- Abuso de Substâncias
7- Prevenção do Câncer
8- Parada do fumo
9- Controle do Estresse emocional
10- Controle do Estresse Oxidativo
11- Redução do Risco cardiovascular
Se uma pessoa que corre 6,4 Km por dia, que participa regularmente de exercícios de resistência, que incorpora exercício de flexibilidade nas fases de aquecimento e de volta à calma de sua sessão e que mantém um nível desejável de gordura corporal progride na direção do topo da escada da aptidão física relacionada à saúde.
Da perspectiva do bem-estar, se essa pessoa tem pressão arterial alta, colesterol alto, fuma muito, exibe um alto índice de estresse, ela / ele enfrentaria um risco maior de doença cardiovascular e, classificaria como não estando bem, mais péssimo.
Todas as companhias deveriam  dedicar a recursos em seus programas de aptidão e bem-estar, para dimunuir o absenteísmo, hospitalização, incapacidade temporária ou permanente de seus funcionários, taxas de renovação no trabalho, mortes prematuras e custos com a saúde, assim como uma melhora disposição, de ânimo, da produtividade no trabalho e satisfação.
A evidência é clara: quanto maior a participação, menores serão os custos médicos por empregado.

Perdoada por Jesus
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.1Jo1.9
Jesus revela o amor de Deus à mulher apanhada em adultério (Jo 8.1-11).
A mulher não tinha elemento que pudesse lhe trazer esperança.. A única coisa que podia esperar era a morte dolorosa. Jesus, porém, não age por pressão da multidão nem se deixa enganar pelas artimanhas humanas.
O reto Juiz discerniu os propósitos dos acusadores. Em vez de expor a pecadora a uma situação ainda mais humilhante, Jesus alfinetou a consciência dos acusadores, dizendo que aquele que não tinham pecado poderiam começar o apedrejamento.
Nesse ínterim, Jesus escreveu com dedo no chão.Talvez em letras garrafais tenha pontuado os pecados ocultos dos acusadores.
Depois que todos os acusadore se afastaram, envergonhados pelos seus próprios pecados, Jesus sem desculpar o adultério da mulher, mas abrindo-lhe uma fonte de esperança, perguntou-lhe:
Mulher, onde estão os teus acusadores? eles não te condenaram ? Eu também não te condeno. Vai e não peques mais.
Agora mesmo Jesus pode perdoar os seus pecados. Tenha fé.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Tudo sobre a fisiologia do exercício para atlétas e não-atlétas

O que é nescessário para todos os atletas, bem como os não atletas saber sobre fisiologia?
Seria o estudo do metabolismo no instante em que o indivíduo está praticando o exercício, seja no treinamento e na competição.
Assim como a bioquímica representa um campo distinto da biologia e da química, a fisiologia do exercício passou a contituir um campo de estudo em separado da fisiologia, por causa de seu enfoque na dinâmica funcional e nas conseqüências do movimento.
Os fisiologistas do exercício tentam determinar de que  maneira o corpo ( subcélula, tecido, órgão, sistema ) responde em termos de função e de estrutura, os seguintes parâmetros:
1- Ao estresse agudo do exercício (estresse oxidativo).
2- A uma atividade física crônica, que no tempo, se não bem cuidado causará traumas.
3- Fatores ambientais-como calor, frio, altitude, microgravidade e condições subaquáticas
Quais são as leis da saúde segundo Galeno ( 140 d.c)?
1- Respirar ar fresco
2- Comer alimentos apropriados
3- Dormir por períodos adequados
4- Exercício regulares
5- Beber as bebidas certas
6- Ter uma evacuação diária, com o reflexo gastro-cólico presente
7- Controlar suas emoções positivamente.
Na medicina desportiva tivemos vários colaboradores:
1- Galeno,vários ensaios e tratados sobre a anatomia e a fisiologia humanas, nutrição, crescimento e desenvolvimento, os benefícios do exercício e as conseqüências deletérias da vida sedentária, e as doenças e seu tratamento.
2- Austin Flint, Jr.,M.D ( 1836-1915), um dos primeiros a estudar a fisiologia do exercício
3- Edward Hitchcock, Jr (1828-1911), estudou o exercício físico e treinamento e o formato do corpo, criou na Harvard um Departamento Acadêmico de Anatomia, Fisiologia e Treinamento físico em 1891.
4- George Wells Fitz, M.D ( 1860-1934), foi o primeiro cargo no departamento da Harvard, ensinou fisiologia do exercício em nível universitário
5- Os países nórticos ( Dinamarca e Suécia), pesquisas no campo da fisiologia do exercício, O fisiologista  dinamarquês August Krogh ( 1874-1949),  recebeu o Prêmio Nobel em 1920 em fisiologia e medicina (mecanismo que controla o fluxo de sangüíneo capilar no músculos em repouso ou ativo).
6- O colégio Americano  de Medicina  Desportiva
Estas são a primeira parte de várias outras sobre fisiologia no movimento.

A ovelha perdida:
Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.Lc 15,6
Jesus,o bom pastor, contou uma parábola imortal, falando do pastor que foi buscar a centésima ovelha, e depois de achá-la festejou seu resgate e alegrou-se com seus amigos.A ovelha se perdeu porque se afastou do rebanho. A ovelha é um animal míope, indefeso e também rebelde.
Não pode proteger-se contra os predadores. Não tem bom senso de direção.Sua segurança está em ficar perto do pastor e do rebanho. Sempre que se afasta, está sujeita a se ferir.
Não por acaso Jesus viu os homens aflitos como ovelhas sem pastor.
A inclinação do seu coração o leva a fastar-se de DEUS em vez de buscar abrigo em seus braços.
Nenhum recurso humano pode nos dar segurança.Somos vulneráveis como ovelhas.Mesmo depois de convertidos, ainda somos ovelhas, dependemos de DEUS e uns dos outros. Não podemos nos afastar da congregação e do convívio dos nossos irmãos em Cristo Jesus.