terça-feira, 24 de abril de 2012

Tudo sobre a fisiologia do exercício para atlétas e não-atlétas

O que é nescessário para todos os atletas, bem como os não atletas saber sobre fisiologia?
Seria o estudo do metabolismo no instante em que o indivíduo está praticando o exercício, seja no treinamento e na competição.
Assim como a bioquímica representa um campo distinto da biologia e da química, a fisiologia do exercício passou a contituir um campo de estudo em separado da fisiologia, por causa de seu enfoque na dinâmica funcional e nas conseqüências do movimento.
Os fisiologistas do exercício tentam determinar de que  maneira o corpo ( subcélula, tecido, órgão, sistema ) responde em termos de função e de estrutura, os seguintes parâmetros:
1- Ao estresse agudo do exercício (estresse oxidativo).
2- A uma atividade física crônica, que no tempo, se não bem cuidado causará traumas.
3- Fatores ambientais-como calor, frio, altitude, microgravidade e condições subaquáticas
Quais são as leis da saúde segundo Galeno ( 140 d.c)?
1- Respirar ar fresco
2- Comer alimentos apropriados
3- Dormir por períodos adequados
4- Exercício regulares
5- Beber as bebidas certas
6- Ter uma evacuação diária, com o reflexo gastro-cólico presente
7- Controlar suas emoções positivamente.
Na medicina desportiva tivemos vários colaboradores:
1- Galeno,vários ensaios e tratados sobre a anatomia e a fisiologia humanas, nutrição, crescimento e desenvolvimento, os benefícios do exercício e as conseqüências deletérias da vida sedentária, e as doenças e seu tratamento.
2- Austin Flint, Jr.,M.D ( 1836-1915), um dos primeiros a estudar a fisiologia do exercício
3- Edward Hitchcock, Jr (1828-1911), estudou o exercício físico e treinamento e o formato do corpo, criou na Harvard um Departamento Acadêmico de Anatomia, Fisiologia e Treinamento físico em 1891.
4- George Wells Fitz, M.D ( 1860-1934), foi o primeiro cargo no departamento da Harvard, ensinou fisiologia do exercício em nível universitário
5- Os países nórticos ( Dinamarca e Suécia), pesquisas no campo da fisiologia do exercício, O fisiologista  dinamarquês August Krogh ( 1874-1949),  recebeu o Prêmio Nobel em 1920 em fisiologia e medicina (mecanismo que controla o fluxo de sangüíneo capilar no músculos em repouso ou ativo).
6- O colégio Americano  de Medicina  Desportiva
Estas são a primeira parte de várias outras sobre fisiologia no movimento.

A ovelha perdida:
Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.Lc 15,6
Jesus,o bom pastor, contou uma parábola imortal, falando do pastor que foi buscar a centésima ovelha, e depois de achá-la festejou seu resgate e alegrou-se com seus amigos.A ovelha se perdeu porque se afastou do rebanho. A ovelha é um animal míope, indefeso e também rebelde.
Não pode proteger-se contra os predadores. Não tem bom senso de direção.Sua segurança está em ficar perto do pastor e do rebanho. Sempre que se afasta, está sujeita a se ferir.
Não por acaso Jesus viu os homens aflitos como ovelhas sem pastor.
A inclinação do seu coração o leva a fastar-se de DEUS em vez de buscar abrigo em seus braços.
Nenhum recurso humano pode nos dar segurança.Somos vulneráveis como ovelhas.Mesmo depois de convertidos, ainda somos ovelhas, dependemos de DEUS e uns dos outros. Não podemos nos afastar da congregação e do convívio dos nossos irmãos em Cristo Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu endereço: Av. .N. Senhora de Copacabana, 542 sala 1110, telefones: 21-22357028/ 25493145, Rio de janeiro, Brasil