terça-feira, 29 de março de 2011

O papel da alimentação na prevenção e combate do câncer, uma nova visão

Ao longo dos últimos anos, inúmeros estudos, principalmente na Universidade de Quebec, em Montreal e no serviço de Hematooncologia do Hospital Saint-Justine, têm mostrado que o consumo maior de produtos vegetais, entre os quais as frutas e os legumes, representa a chave-mestra na redução do risco do inicio do câncer, bem como, na sua progressão.
Melhor ainda, certos alimentos, nem todos, têm a capacidade de exterminar, logo no seu início, os microtumores que todos nós desenvolveremos durante nossa vida, e que mesmo benigno hoje, irão tornar-se malignos, devido a inúmeros fatores, principalmente por ação de radicais livres do oxigênio,
o erro alimentar que é cerca de 30 % de todo o câncer no mundo, se somar ao uso do cigarro com seus gases tóxicos, este percentual soma-se quase 70 %.
 Efetivamente, certos alimentos contêm uma quantidade importante de compostos químicos não-nutritivos (fitoquímico) que parecem ter um papel  crucial nesse efeito quimiopreventivo.
Pesquisas recentes demonstraram que, além das frutas e dos legumes, outros alimentos como o chá-verde, o cúrcuma ou o chocolate contêm altas quantidades de composto anticâncer.
Se nós fizermos uma alimentação diária que contenha uma mistura de frutas e legumes específicos e bebidas como o chá verde e vinhos específicos, que tenha uma absorção boa, e seja uma quantidade terapêutica de compostos fitoquímicos anticâncer, teremos uma  prevenção e cura efetiva, provada em experimentação em laboratórios e in vivo em humanos.
O aporte cotidiano desses diferentes fitoterápicos constitui um meio simples e eficaz de combate ao desenvolvimento e as mestástases, visto que têm uma eficaz ação anti-angiogênese do tumor (sua via de alimentação).


DR ALEXANDRE MACHADO
CRM : 52-30497-9
EMAIL: dralexandrem@hotmail.com


No evangelho de João, Jesus disse ¨Eu sou o caminho, a verdade e a vida¨.
Sigam-me é o terceiro  imperativo proferido por Jesus (Mc1:17).
É precedido por ¨Arrependam-se e Creiam¨ (Mc1:15).
Esta estrada não é rua, avenidas, lugares, rodovia, trilha ou qualquer lugar, mas sim, é o invisível tornando-se visível por meio da fé.
Nosso mundo é um mundo de areia e pedra, de estradas e casas, de lírios e leopardos, de saturno e santarém, de berços e caixões, um mundo de pecado e perdão, paciência e persistência, santidade e maldade, fé, esperança e amor, dos quais o maior é o amor ao próximo o que nos ensinou Jesus.