sexta-feira, 25 de março de 2011

Prescrevendo dieta a atletas: atletas recreacionais, esportistas, desportistas ou praticantes de exercício físico.

          É uma área nova e dentro dela, a Nutrição Esportiva é pouco explorada. Ainda engatinha, ainda é um tópico considerado de relevância secundária na Nutrição.
          Com o crescimento rápido do exercício recreacional, a consciência dos efeitos de uma alimentação balanceada na performance física e mesmo no trabalho do dia-a-dia é maior do que nunca nos dias de hoje.
          Esta área da Nutrição Esportiva engloba tanto atletas como não-atletas.
          Há certas considerações que são feitas com/e para atletas de elite (olímpico ou de competição) havendo uma escassez de dados no que se refere aos chamados atletas recreacionais, esportistas, desportistas ou praticantes de exercício físico, dificultando a atuação do profissional.
          Os praticantes de exercício físico variam desde crianças em idade escolar a adultos de todas as idades, de competidores de elite a esportistas de fim de semana.
          Todos deveriam conhecer os processos nutricionais, tendo muito cuidado com o Feeling e as experiências dos treinadores, este é um problema complexo porque é um quadro complexo, os atletas e não-atletas receberem infomações errôneas que podem colocar em risco a saúde.
          Todos deveriam também ter muito cuidado com os hábitos alimentares inadequados, com revistas Fitness e deixarem se levar por mitos e informações errôneas que podem colocar em risco a saúde e a performance dos atletas e esportistas.
          Muita precaução com "profissionais" de Educação Física que acreditam possuírem alguma influência nos hábitos alimentares dos alunos.
          Muito cuidado com práticas não saudáveis de controle de peso, particularmente em esporte que exijam a manutenção de um certo peso ou nos quais a forma física e a magreza sejam consideradas importantes para o sucesso como: fisioculturismo, dança, corrida de longa distância, mergulho, ginástica, natação, lutas, remo, hipismo e patinação.
          Um atleta, um desportista de final de semana, os não-atletas, esportistas, desportistas recreacionais bem nutridos tem menos possibilidades de sofrerem de lesões ou doenças cardiovasculares, bem como doença degenerativa (artrose), desgastes articulares, devido ao alto-impacto, desgaste devido a idade.
          Pesquisa moderna esclarece dúvidas e confirma que os exercícios, sejam que idade é praticado, são benéficos, fortalecem a musculatura e protegem as articulações de lesões se acompanhados de uma dieta nutricional adequada.
          Os praticantes ou não de exercícios físicos estão expostos a informações nutricionais de diversas fontes, muitas vezes não confiáveis.
          Todos os atletas, não-atletas, competidores ou recreacionais, pessoas idosas precisam de níveis adequados de combustíveis, líquidos e nutrientes específicos, devido a idade, sexo, etnia, hábitos de vida para atingir a performance máxima e duradoura.
          Vários estudos com atletas, não-atletas e desportistas demonstram um consumo insuficiente de nutrientes para satisfazer as suas necessidades. Sabe-se que poucos atletas e esportistas (tanto da elite quanto amadores ou recreacionais) seguem padrões alimentares mais adequados.
          Eles consomem muita gordura e proteína, à custa de carboidrato, tendo uma dieta similar à da população em geral.
          São dietas com excesso de gordura e proteínas, e carência de vitaminas, elementos traço e micronutrientes antioxidantes.
          Entre os fatores que influenciam atletas, não-atletas a não seguirem práticas nutricionais temos:
  1. Falta conhecimento de Nutrição
  2. Extremismo dietético
  3. Falta de habilidade na escolha alimentar
  4. Falta de habilidade na preparação de alimento
  5. Acesso restrito ao conhecimento nutricional
  6. Estilo de vida
  7. Viagens frequentes
          Em vista desses fatos, todos deveriam conhecer e fazer uma seleção de alimentos e bebidas, baseado em:
  1. Manutenção de estoque de glicogênio (carboidrato)
  2. Síntese e reparação de tecido (proteína)
  3. Satisfação das necessidades energéticas (gordura e carboidrato)
  4. Garantia de uma ótima hidratação (líquidos)

DR ALEXANDRE MACHADO
CRM : 52-30497-9
EMAIL : dralexandrem@hotmail.com




3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação,

4 que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

5 Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.

6 Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;

7 e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.

2ª CORÍNTIOS 1:3-7